Cachaça Barra Grande lança novo rótulo em homenagem a um dos seus idealizadores

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 14 de setembro de 2023 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Edição Especial Alceu Figueiredo é feito com Cana Java, cujos toletes vieram da região de Salinas-MG, e tem 48% de volume alcoólico

Em comemoração ao Dia Nacional da Cachaça, celebrado em 13 de setembro, a Cachaça Barra Grande lançou um novo rótulo: a Edição Especial Alceu Figueiredo.

Produzida com Cana Java, uma das primeiras variedades de cana a chegar no Brasil, vinda da ilha de Java na Indonésia, a cachaça homenageia Alceu Andrade Figueiredo (1910/2000), um empreendedor que fez parte da 3ª geração da família Figueiredo à frente do engenho.

Simples, carismático, culto e de boa prosa, Alceu Figueiredo sempre foi um grande anfitrião que, com seu pioneirismo e liderança, lançou em 1950 o primeiro rótulo comercial da Cachaça Barra Grande.

Como bom mestre cachaceiro, gostava de uma cachaça com graduação alcóolica alta, que preserva ainda mais os aromas primários da cana.

48% de teor alcóolico

Por essa razão, o destilado em sua homenagem tem volume alcoólico de 48% e para que os aromas e as nuances da cana Java ficassem mais evidentes aos paladares mais apurados, a bebida não passou por maturação em tonéis.

“A Cachaça Alceu Figueiredo é uma cachaça para degustar com nostalgia e brindar ao legado de quem foi marcante na história da Barra Grande. Produzimos essa edição especial com cana Java e 48% vol. alcóolico, do jeito que ele gostava”, revela o empresário Maurílio Figueiredo Cristófani, que atualmente comanda o Engenho Barra Grande e é sobrinho neto do homenageado.

A cana Java

O processo para a produção do novo rótulo da Barra Grande começou com o plantio da Cana Java, uma das primeiras variedades de cana a chegar no Brasil, vinda da ilha de Java na Indonésia.

Para o cultivo de uma quantidade satisfatório para a elaboração da cachaça, Cristófani foi até a região de Salinas/MG e conseguiu alguns toletes da cana.

Após quatro anos de cultivo, foi formado um pequeno talhão com o qual foi possível produzir a Edição Especial da Cachaça Alceu Figueiredo.

Comercialização

A comercialização do novo rótulo é realizada pelo contato 16 98126-9271.


+ Cidades