Brasileiros recorrem à energia solar para escapar dos aumentos na conta de luz

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 28 de abril de 2022 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Através das placas solares, cerca de 860 mil pessoas no Brasil geram a própria energia que consomem e produção dobra de 2020 para 2021

A conta de luz teve aumentos recentes autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em oito estados do Brasil: Pernambuco, Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Os reajustes preocupam os consumidores e muitos deles passaram a recorrer a outras fontes de energia, como a solar, para conseguir economizar.

O aumento da despesa com a luz contribuiu para o crescimento, no país, da busca por outras fontes de energia.

O principal fator que faz os consumidores procurarem, cada vez mais, a energia solar é porque hoje é mais barato gerar a energia a partir do sol do que comprar essa energia de terceiros.

Economia no bolso

“Então, é economia no bolso, direto para os consumidores”, declarou o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia.

No caso da energia solar, a produção quase dobrou de 2020 para 2021 no Brasil, onde há 161 usinas solares de grande porte em funcionamento e 99 em construção.

O setor no país gerou 15 gigawatts e quer aumentar a produção investindo R$ 50 bilhões e gerando 300 mil empregos, segundo a Absolar.

Segundo notícia do portal G1, mesmo nos anos de pandemia no Brasil, o setor solar bateu recorde atrás de recorde. De 2020 para 2021, o crescimento foi de 8 mil megawatts pra 13,5 mil megawatts.

Melhor ano

“Foi o melhor ano da história do Brasil em energia solar. Neste ano, a expectativa é que a gente bata um novo recorde e 2022 se torne o melhor ano da energia solar no Brasil com o crescimento ainda mais forte”, disse Rodrigo.

Apesar de as grandes usinas solares impressionarem pelo tamanho e pela tecnologia, são os pequenos sistemas de geração própria que aceleram a produção de energia solar no Brasil.

As placas solares são capazes de produzir energia dos dois lados: com a incidência direta dos raios solares no lado de cima, e o reflexo da luz no lado de baixo.

Nos telhados das casas, nos terrenos menores, na cidade ou no campo, são cerca de 860 mil brasileiros gerando a energia que consomem.


+ Energia