“Bolepix”: o pagamento de boletos com Pix, começou nesta segunda-feira (3)

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 3 de fevereiro de 2025 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A nova modalidade trará mais segurança nos pagamentos de dívidas em cobranças representadas por certos tipos de títulos por exemplo.

A novidade da nova regras é o chamado boleto dinâmico (Foto: Bruno Peres/Agência Brasil)

Desde ontem, dia 3 de janeiro, está em vigor a resolução do Banco Central que permite o pagamento de boletos com Pix.

De acordo com a medida, que foi anunciada em dezembro do ano passado, o pagamento poderá ser feito por meio de um QR Code específico no próprio boleto. A modalidade ganhou o apelido de “bolepix”.

Segundo o BC, o pagamento de boletos vai ficar mais fácil, terá agilidade e conveniência. Algumas instituições já oferecem o Pix nos boletos, mas isso ainda está em fase de testes.

A grande novidade da nova regra do Banco Central é o chamado boleto dinâmico, que vai possibilitar que as empresas que recebem dos compradores pagamentos mensais por boletos, possam antecipar o recebimento dos valores, algo que já acontece atualmente, mas possibilitando uma concorrência maior entre as instituições financeiras que ofertam essa linha de crédito.

Segundo a Agência Brasil, a nova modalidade trará mais segurança nos pagamentos de dívidas em cobranças representadas por certos tipos de títulos por exemplo.


+ Economia