​Batalhão da Polícia Militar em Franca completa 43 anos com evento comemorativo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de janeiro de 2019 às 10:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:20
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cerimônia na Câmara de Franca reuniu autoridades militares, civis e políticos do município

A Câmara de Franca sediou, nesta quarta-feira, dia 23 de janeiro, pela manhã, a emocionante solenidade comemorativa ao 43º aniversário do 15º BPM/I – Batalhão da Polícia Militar do Interior -, sediado na cidade.

O 15º Batalhão foi instalado em Franca em 19 de janeiro de 1976 e é responsável pelo policiamento preventivo em 23 municípios, incluindo a cidade de Franca, sede regional, com mais de 350 mil habitantes.

Na ocasião, foi realizada a entrega das medalhas Cruz de Sangue, Valor Militar, e feita uma homenagem ao PM do ano da Companhia de Força Tática.

A concessão da Medalha Valor Militar tem por finalidade o reconhecimento do Estado aos bons serviços prestados e disciplina exemplar dos policiais militares que completaram 10, 20 ou 30 anos de serviço sem punições disciplinares.

A medalha Cruz de Sangue é concedida a policiais militares que, na prática de ação meritória, tenham recebido ferimentos em decorrência da função policial militar.

Na solenidade também foi entregue a placa de “PM do Ano” da Companhia de Força Tática ao Cb PM Adriano Gomes Borges.

Na solenidade, presidida pelo major Marcus Alexandre Moraes de Araújo, comandante Interino do 15º Batalhão, estiveram presentes várias autoridades civis e militares, como o tenente coronal Ziul Martins Rodrigues, chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento do Interior 3, major Jefferson Lopes Jorge, comandante Interino do 38º BPM/I (São Carlos), major Marco Aurélio Loes Teles, subcomandante do 43º Batalhão (Sertãozinho), capitão Lázaro Antônio Felício, comandante da 3ª Cia do 4º Batalhão de Policiamento Ambiental, de Franca, o tenente Mario Tocio Doi, do 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de (Franca).

Entre as autoridades políticas, o vereador Della Motta (Podemos), tenente da Reserva da Polícia Militar, representou a Câmara Municipal, junto dos vereadores Tony Hill (PSDB) e Arroizinho (PMDB). Marcio Antônio dos Santos, secretário da Segurança e Cidadania de Franca, representando a Prefeitura, e o assessor do senador Major Olímpio, coronel João Paulo Macedo Brandão Junior, além de familiares, veteranos  e amigos dos policiais militares homenageados.

Foram agraciados policiais militares das cinco companhias territoriais, Força Tática e Estado Maior do 15º Batalhão, totalizando 51 homenageados.

O cabo Sobrinho, da 1ª Cia (Franca), que durante atendimento de ocorrência de roubo, sofreu, no momento em que se encontrava no interior de uma mata, na cidade de Franca, 600 (seiscentas) ferroadas de abelhas, foi agraciado com a medalha Cruz de Sangue em grau bronze, a qual é concedida a policial militar, cujos ferimentos, tenham ocasionado inatividade temporária para a atividade policial militar.    

Major Araújo, em seu discurso, mencionou o excelente desempenho operacional do Batalhão como um todo, ressaltando a acentuada queda dos índices criminais em sua área de atuação nos principais crimes (letalidade violenta, roubo, roubo e furto de veículo), atribuindo tal desempenho ao empenho e  eficiente trabalho de todos os policiais militares do 15º BPM/I.

“Foi um orgulho acompanhar esta homenagem ao Batalhão de Franca e aos irmãos de farda. A Polícia Militar é uma instituição importante, honrada e confiável que merece sempre estar em posição de destaque”, afirmou Della Motta.


+ Política