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Na Cândido Portinari serão instalados mais 8 radares entre Franca e Divisa com MG e na rodovia Ronan Rocha serão mais 2 radares.

O DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo) assinou na sexta-feira (14) a ordem de serviço para a instalação dos 649 novos radares fixos nas rodovias estaduais.
A partir de agora, as empresas vencedoras da licitação terão até 90 dias para finalizar a instalação dos equipamentos.
Na rodovia Cândido Portinari serão instalados mais oito radares no trecho entre Franca e Divisa com Minas Gerais e na rodovia Engenheiro Ronan Rocha serão instalados mais dois radares.
Até maio deste ano
Segundo o DER-SP, todos os radares devem estar operando até meados de maio de 2025, realizando a fiscalização de velocidade nos trechos não-concedidos do estado.
Os dispositivos serão instalados em pontos estratégicos dos mais de 13 mil quilômetros de rodovias administradas pelo departamento.
“A implantação de radares contribui para reduzir acidentes, garantir a segurança dos usuários e salvar vidas, uma vez que sua presença auxilia no respeito aos limites de velocidade, melhorando o tempo de reação dos condutores e atenuando a gravidade de eventuais impactos”, explica o coordenador geral de operações viárias do DER-SP, Ricardo Miguel do Nascimento.
Dois tipos
A área de cobertura será ampliada, com novos equipamentos que, além da fiscalização de velocidade, serão capazes de contar automaticamente os eixos dos veículos para fins estatísticos e transmitir em tempo real os dados para uma central do Departamento.
Eles são do tipo Fixo Redutor e Fixo Controlador – e não do tipo conhecido popularmente como radar “anti-migué” (radar Doppler).
O radar Fixo Redutor será instalado apenas em locais com maior adensamento urbano, com maior presença de pedestres e ciclistas, contando com display para mostrar a velocidade dos veículos durante a sua passagem.
Já o radar Fixo Controlador faz a medição de velocidade sem o uso de display, em trechos rurais com maior velocidade.
Segundo o portal do jornal A Cidade On, ambos os modelos fazem a verificação por meio de um laço indutivo, embutido num ponto fixo, instalado sob o pavimento da via.
Veja os locais
SP 334 406,500 Norte/Fixo Controlador
SP 334 406,500 Sul/Fixo Controlador
SP 334 410,000 Norte/Fixo Controlador
SP 334 418,000 Norte/Sul Fixo Controlador
SP 334 427,500 Norte/Sul Fixo Controlador
SP 334 442,100 Norte/Sul Fixo Controlador
SP 334 450,000 Norte/Sul Fixo Controlador
SP 334 457,000 Norte/Sul Fixo Controlador
SP 345 007,000 Leste/Oeste Fixo Controlador
SP 345 058,000 Leste/Oeste Fixo Controlador
SP 345 102,000 Leste Fixo Controlador