Aulas e exames práticos e teóricos já é permitida pelo Detran SP

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de outubro de 2020 às 11:23
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:48
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Agendamentos devem ser feitos diretamente nas autoescolas, pelo sistema e-CNHsp.

Em 27 de julho, o Detran SP retomou o agendamento e aplicação das provas práticas para alunos que tiveram o processo de habilitação interrompido durante a quarentena. Em junho, o governo estadual já havia permitido, de forma gradual e com capacidade reduzida, que as atividades dos CFCs (Centros de Formação de Condutores) fossem iniciadas com as aulas práticas em municípios que estão a partir da fase laranja, caso do ABC.

Os agendamentos devem ser feitos diretamente nas autoescolas, pelo sistema e-CNHsp. Também foi autorizada a abertura de novas turmas para os cursos teóricos presenciais em processo de primeira habilitação. Além das aulas presenciais, os alunos que já concluíram o curso teórico, também podem agendar a realização das provas teóricas. “A liberação para a realização de aulas teóricas é um passo para que os alunos possam escolher o melhor formato, remoto ou online“, destaca o presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto.  

Para evitar aglomerações e não colocar a saúde de alunos e instrutores em risco, a abertura de novas turmas será restrita a 30% da capacidade de cada sala de aula. Com medidas de segurança e distanciamento social, uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool gel, espaçamento entre as carteiras e cadeiras escolares, higienização de balcões, computadores, maçanetas, corrimões e rampas de acessibilidade. 

As empresas também serão orientadas a manter portas e janelas abertas e as salas com higienização reforçada ao final das aulas. Também não poderão ser disponibilizados itens, como canetas de uso comum, bem como revistas e livros.

A modalidade presencial para a realização dos exames teóricos está disponível nas unidades do Detran.SP e do Poupatempo, e os agendamentos devem ser feitos nos respectivos portais. Os CFCs também já podem realizar as provas teóricas, que poderá ser marcado diretamente nas autoescolas. Vale lembrar que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) alterou de 12 para 18 meses o prazo para conclusão do processo de habilitação. 


+ Trânsito