Artista plástico de Franca, Eduardo Carvalho mostra exposição premiada pela Funarte

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 17 de novembro de 2021 às 16:00
  • Modificado em 17 de novembro de 2021 às 20:22
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Exposição premiada será mostrada em Franca a partir de 8/12. Eduardo também presenteou com uma de suas obras a empresária Luiza Helena Trajano

Eduardo Carvalho utiliza a técnica hiper-realista em suas obras

 

Nascido no interior de Minas Gerais, o artista plástico Eduardo Carvalho mudou-se para Franca ainda criança.

Trabalhador rural, Padeiro e Montador de Moveis, Eduardo aprimorou suas habilidades artísticas em 2016 e trabalhou com quadros de desenhos hiper-realistas por encomendas.

Concluiu seus estudos no EJA (educação de jovens e adultos). Durante o curso seu desenho foi selecionado capa do “X Livro de Poemas e Poesias”, e por conta desse trabalho foi homenageado no Teatro Municipal de Franca, onde realizou sua primeira exposição.

Em 2019, o artista plástico criou o curso de desenhos realista e neste mesmo ano recebeu a premiação a nível nacional pela Fundação Nacional das Artes (FUNARTE).

Eduardo presenteou recentemente a empresária Luiza Helena Trajano com uma de suas obras, veja o vídeo:

Momento em que Eduardo Carvalho e o empresário Ricardo Salomão, responsável por intermediar a visita a Luiza Helena, entregam a ela a obra do artista.

Prêmio Nacional

A exposição “A Cultura e suas Peculiaridades”, que recebeu o prêmio Funarte Artes Visuais 2020/2021, foi apresentada na Galeria Funarte, em Belo Horizonte.

A mostra, selecionada também será apresentada em Franca, entre os dias 08 de dezembro de 2021 a 08 de janeiro de 2022.

 

O Prêmio Funarte teve como tema principal “ O DIÁLOGO ENTRE O PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA
CIDADE DO RIO DE JANEIRO E O BRASILEIRO PRESENTE NAS ARTES VISUAIS, NA ARQUITETURA E NOS
ESPAÇOS URBANOS”.

Quando olhamos o trabalho de Eduardo Carvalho percebemos o seu apelo cultural e social. A nossa ancestralidade africana, tão presente em nosso cotidiano é exposta de forma exuberante na escolha da fotografia. À medida em notamos os traços do desenho, nos colocamos juntos.

Símbolo de resistência no conjunto da cultura brasileira, nossa “africanidade”, aflora junto com o desenvolvimento da percepção da obra de Eduardo.

A obra hiper-realista “Olhar Africano” de Eduardo Carvalho, abrasileirou seus traços e nos faz refletir para além da nossa história.

Eduardo e a obra Olhar Africano

 

Encarar a ancestralidade, lembra-nos que somos um povo “fugido”, seja ele por degredo pela escravidão ou por sermos desterrados em nossa própria terra.

Os elementos encontrados na obra de Eduardo Carvalho: uma mulher africana, forte poderosa, com ar de guerreira que tem um olhar penetrante ao mesmo tempo ingênuo.

Celebrar e apreciar a obra de Eduardo Carvalho é olhar para nós, brasileiros. Temos uma história rica em contradições, que se traduziram em nossos espaços urbanos. A força de nossa cultura vem de nossa diversidade, do nosso antropofagismo.

Somos um povo do degredo, do fugido, do desterro em nossa própria terra. Acima de tudo, a obra de Eduardo nos faz refletir: o quilombo está dentro do Brasil ou o Brasil é um grande quilombo?

A Arte do Desenho hiper-realista

O desenho hiper-realista é realizado com lápis (grafite) sobre papel. Os materiais utilizados para esta técnica são lápis graduados, borrachas especificas, esfuminho, pincel, apontador e boleador.

Esta técnica utilizada já é existente há muitas décadas onde muitos artistas modernos e contemporâneos a utilizavam. Após o processo da conclusão da obra, é aplicado verniz spray para conservação.

Os trabalhos de Eduardo Carvalho são inspirados em fotografias. O artista tem com objetivos a linguagem literária da vida, trazendo ao público a admiração, contemplação e reflexão sobre temas de impacto social.

O artista também acredita que através da arte muitas pessoas podem ser impactadas no sentido de inovação e transformação, a fim de conseguir enxergar a vida com outros olhos.

 

 


+ Artes