Ar-condicionado pode fazer muito mal para os olhos. Saiba quais cuidados deve tomar

  • Marcia Souza
  • Publicado em 10 de fevereiro de 2023 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

É importante ressaltar o fato de que muitos aparelhos não possuem a manutenção e limpeza adequadas

É importante ressaltar o fato de que muitos aparelhos não possuem a manutenção e limpeza adequadas

Alguns itens fazem parte do cotidiano das pessoas de maneira tão natural que elas sequer percebem que, na verdade, eles podem apresentar riscos para a saúde.

O ar-condicionado é um desses aparelhos e pode ter impacto direto na qualidade da sua visão.

Devido a isso, surge a dúvida se o ar-condicionado prejudica os olhos ou não. Para conhecer a resposta, confira o artigo a seguir com tudo o que você precisa saber.

Por que se preocupar?

Segundo o site WWW.hospitaldeolhos.com.br, É importante que exista uma preocupação acerca do uso de ar-condicionado e os seus impactos na visão já que esse aparelho está presente em muitos locais.

Shoppings, veículos e até ambientes de trabalho contam com um ar-condicionado para os dias de mais calor.

Além da natural preocupação com a transmissão de doenças infecciosas pelo seu uso ainda há a possibilidade aventada de que o ar-condicionado prejudica os olhos.

Isso acontece principalmente porque o ar frio é menos úmido do que o ar quente ou em temperatura normal. Como resultado, o olho acaba perdendo umidade em contato com um ar tão frio.

Quais os impactos para a visão?

Com o olho mais ressecado, passa a haver maior dificuldade para a produção lacrimal.

Com isso, o olho fica mais ressecado e gera diferentes sintomas, como incômodo, visão embaçada, coceira, ardência e sensação de corpo estranho.

Além disso, assim como acontece com a transmissão de gripes e resfriados, a visão pode ser prejudicada pela transmissão de corpos infecciosos.

Se você estiver em um local com ar-condicionado e confinado com alguém com conjuntivite, por exemplo, você corre o risco de também ser contaminado pela doença.

Não menos importante está o fato de que muitos aparelhos não possuem a manutenção e limpeza adequadas.

Assim, além do ressecamento seus olhos ainda podem sofrer com o contato com corpos estranhos, como poeiras e outras partículas que se acumulam nesses aparelhos.

O ar-condicionado prejudica os olhos? Mito ou verdade?

Devido à atuação que possui na visão é possível afirmar que o ar-condicionado prejudica os olhos e a visão em geral.

Ele, inclusive, é um dos grandes responsáveis por levar os pacientes a desenvolverem a Síndrome do Olho Seco.

O aumento da exposição a fatores contaminantes e corpos estranhos também prejudica a visão como um todo, podendo causar desconforto e até lesões nos olhos, principalmente se o paciente coçá-los inadvertidamente.

Apesar disso, é importante observar que esses prejuízos são observados de maneira mais intensa quanto mais contínuo for o uso do ar condicionado.

Isso significa que se você fica apenas alguns minutos no ar-condicionado não vai sofrer tão intensamente quanto quem fica horas dentro de um ambiente refrigerado.

De qualquer forma, o ideal é investir na lubrificação dos olhos seja piscando mais ou com o uso de gota artificial.

Assegurar sempre que possível a limpeza adequada do aparelho e a higiene ocular também ajuda a garantir uma visão saudável e protegida.

O ar-condicionado prejudica os olhos porque favorece o ressecamento, aumenta a exposição a doenças infecciosas e ainda pode fazer com que os olhos sofram com corpos estranhos.

Assim, além de reduzir o uso desse aparelho também é recomendado cuidar da visão durante seu uso para evitar problemas futuros.


+ Saúde