Aproveitamento da água das chuvas: curso online vai ensinar a captar e economizar

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 9 de fevereiro de 2022 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Curso visa o exercício da aplicação de nova norma sobre aproveitamento de água de chuva em áreas urbanas para fins não potáveis

O volume de chuvas já é recorde em diversos estados brasileiros. Diante dos inúmeros desafios impostos à população e cidades, o aproveitamento da água para fins não potáveis surge como uma oportunidade para preservação desse recurso em áreas urbanas.

Como forma de colaborar para o manejo adequado e orientar sobre métodos específicos para instalação de equipamentos para captação de água, a Associação Brasileira de Normas Técnicas — ABNT, realiza entre os dias 24 e 25 de fevereiro o curso online “Água de chuva – Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis – ABNT NBR 15527:2019”, das 14h às 18h.

As inscrições podem ser realizadas no site da entidade.

O curso é voltado a profissionais técnicos como engenheiros, arquitetos e tecnólogos, sendo necessário possuírem uma calculadora científica como material. Ao final das aulas, serão emitidos certificados de participação.

As aulas serão ministradas pelo especialista da ABNT, Plínio Tomaz, por meio da plataforma Zoom e abordarão aspectos como: conceito de aproveitamento de água de chuva; qualidade da água de chuva e normas relacionadas ao assunto.

Os participantes terão acesso a Norma ABNT NBR 15527:2019 e ao material didático em versão digital, com acesso à ABNT Coleção e as normas disponibilizadas no curso. As informações para acesso ao material didático em versão digital serão fornecidas no e-mail de confirmação do curso.

Sobre a ABNT

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais.


+ Meio Ambiente