​Apresentações virtuais exibem música brasileira e italiana de qualidade. Veja

  • Joaquim Felix
  • Publicado em 18 de dezembro de 2020 às 12:09
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Projeto Música Criança interpretam as músicas Maria Maria e Gioia nel mondo

Orquestra e Coral Acadêmicos do projeto Música Criança interpretam as músicas Maria Maria e Gioia nel mondo, nos dias 20 e 22 de dezembro, respectivamente, sempre às 19h

A coordenação pedagógica do projeto Música Criança preparou duas apresentações virtuais para encantar os corações no período de festas. 

As músicas serão divulgadas nos dias 20 e 22 de dezembro, sempre às 19h, com transmissão gratuita pelos canais do projeto no Youtube (Projeto Música Criança) e Instagram (@musicacrianca).

A primeira apresentação, no dia 20 de dezembro, às 19h, será da Orquestra e Coral Acadêmicos do projeto Música Criança e Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau (CCCAN). 

O grupo interpreta a canção Maria Maria, composta há 40 anos por Milton Nascimento e Fernando Brant. A versão que será interpretada conta com orquestração de José Matsumoto e arranjo vocal de Alexandre Mazzer, ambos professores do projeto.

 “A música ‘Maria Maria’ foi pensada no planejamento anual e não imaginaríamos que 2020 fosse dessa forma, mas a peça cabe perfeitamente no momento e passa uma mensagem bonita. Nesta apresentação, vamos destacar partes da letra com cartazes levantados pelos alunos, como ‘é preciso ter força, é preciso ter raça’. Será uma mensagem de força para encerrarmos este ano”, detalha Ladson Bruno Mendes, coordenador pedagógico.

Segundo José Matsumoto, professor e responsável pela apresentação, a orquestração da música tem o objetivo de desafiar os alunos com conteúdos musicais novos, além de trazer à tona uma personagem feminina, de presença marcante. 

“Maria é um nome popular brasileiro e entende-se que o autor se refere a todas as mulheres brasileiras batalhadoras. Maria é mulher, é povo, Maria é força, personalidade”, afirma.

Já a segunda apresentação acontece no dia 22 de dezembro, às 19h, com o Coral Acadêmico do Música Criança e do CCCAN. 

O grupo vocal exibe a obra Gioia nel mondo (Glória no mundo, em português), uma canção de Natal que une obras consagradas da música de coral. A versão conta com letra de R. Ferri, arranjo de S. Merlo e adaptação de Alexandre Mazzer.

“A música ‘Gioia nel mondo’ reúne duas canções emblemáticas do repertório da música de coral internacional: a tradicional “Gloria in excelsis Deo” e “Joy to the world”, atribuída a G. F. Handel. 

Experimentamos a sonoridade de duas línguas muito relevantes para o aprendizado do canto: o latim e o italiano, transmitindo a alegria vibrante das comemorações natalícias”, explica Alexandre Mazzer, professor responsável pelo curso de canto coral do Música Criança.

Os vídeos que serão exibidos para o público são montagens feitas no estilo multicâmera por equipe especializada. Os alunos gravam separadamente partes, que depois são inseridas no vídeo, dando um resultado de apresentação coletiva.

“Esta é uma maneira de aproximar os alunos e criar um vínculo com eles. Pelo fato de estarem em suas próprias casas, existe um trabalho de dedicação e concentração de cada um para realizar a gravação de forma esteticamente agradável”, conta Igor Picchi Toledo, professor de clarinete do projeto e responsável técnico das gravações.

Em 2020, o projeto Música Criança teve que ser adaptado ao ambiente on-line, em cumprimento às normas sanitárias contra a disseminação do novo coronavírus, e vem promovendo ações para democratizar o acesso ao conteúdo que normalmente promove em sala de aula.

O projeto Música Criança – ano 2 é mantido pelo Pronac – Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, com proponência da empresa Ars Galon e patrocinado pelas empresas: Beira Rio Agroindustrial, Usina Alta Mogiana S/A., Venturoso, Valentini & Cia Ltda. É abrigado no Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau, que funciona na Casa do Menor Santa Lúcia, e conta com a parceria da Jóia Fraternal Jorge de Lollo e apoio pedagógico do Departamento de Música da FFCLRP-USP (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto), através de seu núcleo de apoio à pesquisa (NAP-CIPEM).

Serviço

Apresentação Maria Maria

20/12 às 19h

Apresentação Gioia nel mondo

22/12 às 19h

Locais: Canais do Música Criança no Youtube (Projeto Música Criança) e no Instagram (@musicacrianca)