Apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Franca será neste domingo, 29

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 28 de maio de 2022 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A demonstração da equipe da Esquadrilha da Fumaça, que completou neste mês, 70 anos, faz parte do 1º Aero Franca. Apresentação começa às 8h

Apresentação da Esquadrilha da Fumaça faz parte do 1º Aero Franca

 

Franca será contemplada com uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça, neste domingo, 29, no Aeroporto Estadual ‘Tenente Lund Presotto, com entrada gratuita.

A última apresentação realizada na cidade foi registrada nos anos 90.

A demonstração da equipe da Esquadrilha da Fumaça, que completou neste mês, 70 anos, faz parte do 1º Aero Franca, que está sendo organizado pelo Aeroclube de Franca, em parceria com a Prefeitura, por meio das Secretarias de Desenvolvimento, Segurança e FEAC (Fundação Esporte Arte e Cultura).

A programação do evento terá início a partir das 8h, do próximo domingo, com a realização de voos panorâmicos de helicópteros, seguidos da Exposição Aeromodelismo e Aviões.

A partir das 10h, está prevista a chegada da Esquadrilha da Fumaça, com apresentação da fanfarra do Tiro de Guerra de Franca (TG 02-013) e hasteamento das bandeiras.

A apresentação da equipe de Pirassununga terá início, impreterivelmente, às 16h e os organizadores do evento, solicitam às pessoas interessadas em assistir, para que cheguem ao local, com antecedência mínima de duas horas.

Ao todo, virão para Franca, 9 aeronaves, sendo 7 utilizadas na apresentação, uma do piloto que fica em solo, realizando a locução e outra para apoio.

Antes da decolagem, os sete pilotos acompanhados pelos mecânicos da área de manutenção e se apresentam para o Líder da Esquadrilha, marchando até os aviões e iniciam as ações necessárias para a partida das aeronaves.

Após, todos os procedimentos de segurança, é dado início ao show aéreo, que terá previsão de 50 minutos de duração.

O evento contará também com áreas de alimentação, estacionamento com segurança privada e voos panorâmicos de helicópteros, com cobrança individual, cujos passeios poderão ser agendados pelo telefone (16) 99636-0657.

O 1º Aero Franca será realizado no Aeroporto Estadual de Franca ‘Tenente Lund Presotto’, localizado na Rodovia Rio Negro e Solimões, Km 399. O público terá acesso ao evento pelas laterais dos hangares do Aeroclube de Franca.

Esquadrilha da Fumaça

A Esquadrilha da Fumaça nasceu da iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro, que, em suas horas de folga, treinavam acrobacias em grupo, com o objetivo de mostrar aos cadetes a capacidade e segurança dos aviões, incutindo-lhes confiança e motivando-os para a pilotagem militar.

Em 14 de maio de 1952, aconteceu a primeira demonstração oficial da Esquadrilha da Fumaça, no Rio de Janeiro.

Completando 70 anos de existência em 2022, a Fumaça se concretizou como um instrumento de comunicação social da FAB, com manobras arrojadas e algumas exclusivas que a fazem diferenciar das demais esquadrilhas do mundo, como o voo invertido em formação, sua especialidade.


+ Cotidiano