Aprenda como proteger suas informações pessoais ao usar uma rede WiFi

  • Nene Sanches
  • Publicado em 2 de março de 2024 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ao contratar Internet para casa, verifique quais serviços os provedores de telecomunicações oferecem para proteger sua rede WiFi

O acesso à Internet é essencial na vida cotidiana, mas com a crescente dependência das redes sem fio, também aumenta o risco de que pessoas não autorizadas acessem o seu sinal WiFi.

Os roubos de sinal WiFi podem causar problemas como a desaceleração da conexão e colocar em risco a privacidade dos seus dados.

Aqui estão algumas medidas que você pode tomar para proteger sua rede WiFi:

01. Senha segura

Crie senhas complexas e altere-as regularmente. Use uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais para dificultar a sua decodificação.

02. Utilize protocolos de segurança avançados

Ative a criptografia WPA2 ou WPA3 no seu roteador em vez do padrão WEP, que é mais vulnerável.

03. Mantenha o seu roteador atualizado

Instale as últimas atualizações de firmware para o seu roteador, pois geralmente incluem patches de segurança que protegem contra vulnerabilidades.

04. Oculte o SSID da sua rede

Desative a transmissão do nome da sua rede (SSID) para que não seja visível para dispositivos próximos, o que dificulta que terceiros encontrem a sua rede WiFi.

05. Monitore o desempenho da rede

Monitore a velocidade e estabilidade da conexão WiFi para detectar possíveis anomalias que possam indicar atividades não autorizadas.

06. Crie uma rede de convidados

Configure uma rede WiFi separada para convidados e limite o acesso apenas à internet, sem permitir o acesso aos dispositivos conectados à sua rede principal.

07. Ferramentas e serviços adicionais

Ao contratar serviços de Internet para casa, verifique quais ferramentas ou serviços os provedores de telecomunicações oferecem para proteger sua rede WiFi.

Alguns operadores oferecem aplicativos que permitem controlar os dispositivos conectados ao roteador, criar redes WiFi para visitantes e monitorar o tráfego de rede.

Segundo o portal Metroworldnews, seguindo essas medidas e aproveitando as ferramentas disponíveis, você pode garantir a segurança da sua rede Wi-Fi e proteger sua privacidade e dados pessoais contra possíveis ameaças.


+ Tecnologia