Após abrir mão da carreira para cuidar do filho autista, mãe se forma em medicina

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 18 de abril de 2023 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para pagar as contas, cuidar dos filhos e garantir algum dinheiro para a universidade, Ros abriu um café chamado Jabar’s Hut

Ao perceber que o filho era autista, uma farmacêutica abriu mão da vida profissional para se dedicar à criança, mas ela jamais abandonou o desejo de um dia fazer medicina. Com a evolução positiva do menino, diagnosticado a tempo de ser tratado, ela voltou aos estudos e agora se formou em medicina.

“Impossível não existe no meu repertório”, repete a médica Ros Jabar, de 51 anos. Atualmente o filho Jamil tem 22 anos e avançou bastante, enquanto Yasmin, de 21, é bem independente.

Após a separação do primeiro marido, Ros encontrou um novo amor, refez a carreira profissional e a vida pessoal. Ela teve mais dois filhos. Eles moram em Cardiff, no País de Gales.

A luta

Para pagar as contas, cuidar dos filhos e garantir algum dinheiro para a universidade, Ros abriu um café chamado Jabar’s Hut – nome inspirado em Jabba the Hutt de Star Wars e seu sobrenome.

Segundo a médica, o café foi um “sucesso estrondoso”. A partir daí, passou a perseguir o sonho de ingressar no curso de medicina. Aos 35, ela conseguiu uma vaga na Escola de Medicina da Universidade de Cardiff.

Já formada, Ros trabalha meio período como médica de politraumatizados e tem especialidade em estética. Também encontrou um novo amor Saj, de 60 anos, com quem teve mais dois filhos: Soren, de 4 anos, e Isaak, de 2.

Suave guerreira

“[Não há] nenhuma lei na Terra dizendo que você não pode fazer isso”, reagiu. “Acho que todos esperavam uma dama asiática pequena, quieta e gentil, sem muito fogo atrás dela.”

Segundo o portal Só Notícia Boa, a médica se define como Maheena Thalijara Pathan. “Maheena significa suave, Thalijara significa nobre e Pathan significa guerreiro.

“Olhei para tudo à minha frente e pensei: ‘Quero ser uma mulher de negócios, então vou ser uma mulher de negócios. Eu quero ser médica, então vou ser médica’”, afirmou.


+ Cotidiano