Anotou na agenda? A Petrobrás já mexeu no preço do combustível 15 vezes este ano

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 29 de outubro de 2021 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mesmo com a série de 11 majorações, a gasolina está com o preço no mercado interno 7% abaixo do exterior, e o do diesel, 9%.

A Petrobras já promoveu 15 reajustes no preço da gasolina vendida para as refinarias neste ano (11 altas e quatro reduções).

O último aumento, o segundo do mês de outubro, elevou em 7,05% o preço da gasolina e em 9,15% o do diesel desde terça-feira. A informações consta de uma notícia do portal 6 Minutos.

A pergunta que fica é quanto espaço há para novos reajustes, já que o aumento dos combustíveis pressiona a inflação e inibe o consumo em tempo de desemprego elevado.

Se tudo ficar como está, ou seja, sem novos sobressaltos políticos e econômicos, a Petrobras consegue manter os preços atuais até o fim do ano, segundo Tatiana Nogueira, economista da XP Investimentos.

Mas se houver algum tipo de pressão adicional, Tatiana estima que pode acontecer mais um reajuste neste ano.

Os preços internos estão acompanhando os internacionais?

Não. Mesmo com tantos aumentos, os preços continuam defasados em relação aos praticados no mercado internacional, segundo o presidente da Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis, Sérgio Araújo.

A gasolina está com o preço no mercado interno 7% abaixo do exterior, e o do diesel, 9%.


+ Combustíveis