William Shakespeare: 458 anos de talento, criatividade, muitas obras e lições

  • Nene Sanches
  • Publicado em 23 de abril de 2022 às 05:55
  • Modificado em 23 de abril de 2022 às 11:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

De sua obra restaram até os dias atuais: 38 textos teatrais, 154 sonetos, além de dois longos poemas narrativos e vários outros poemas

Nesta semana, mais precisamente neste dia 23, comemora-se o aniversário de nascimento de um dos maiores dramaturgos e poetas da literatura mundial.

Precisamente neste dia 23 de abril de 1564, nascia em Stratford-upon-Avon, na Inglaterra, William Shakespeare, também conhecido como “o Bardo”, portanto, há 458 anos. Além de ser o mais influente escritor da língua inglesa, é também um dos maiores dramaturgos da literatura dramática mundial em todos os tempos.

Sua obra, iniciada com a “Comédia dos Erros”, em 1590, elenca uma série de comédias, tragédias e dramas históricos, a qual pode ser somada mais de 150 sonetos.

Casou-se aos dezoito anos com Anne Hathaway, com quem teve três filhos, e em 1591 muda-se para Londres onde vai fazer parte da Companhia de Teatro de Lord Chamberlain.

Contexto histórico

O contexto histórico deste período vem a favorecer o desenvolvimento da cultura e das artes na Inglaterra, que vivia tempos de fartura sob o reinado de Elisabeth I. Não foi por acaso que o teatro concebido neste período ficou conhecido até os tempos atuais como teatro elisabetano.

De sua frutífera obra restaram até os dias atuais: 38 textos teatrais, 154 sonetos, além de dois longos poemas narrativos e vários outros poemas.

Sua dramaturgia faz sucesso até hoje, por tratar de temas próprios dos seres humanos, tais como: amor, relacionamentos afetivos, questões sociais, políticas e sentimentais, todos com relação direta com a condição humana.

A maioria de suas obras foi produzida entre 1590 e 1613, sendo que inicialmente escreveu algumas comédias baseadas em eventos e personagens históricos.

Talento artístico

Este gênero foi levado por ele ao ápice da sofisticação por seu talento artístico, ao fim do século 16.

Na sequência começa a escrever suas tragédias até 1608, entre as quais se incluem: “Hamlet”, “Rei Lear” e “Macbeth”. Em sua última fase escreveu uma serie de textos classificados como tragicomédias, tendo colaborado também com outros dramaturgos da época.

Shakespeare foi um poeta e dramaturgo que conquistou o respeito em sua própria época, mas sua reputação mundial só viria a alcançar o nível em que hoje se encontra a partir do século 19. Românticos e vitorianos se dividiam em aclamações e idolatria, uma reverencia que Bernard Shaw chamava de “bardolatria”.

Mesmo dia

Em 1610 Shakespeare retorna a Stratford-upon-Avon, onde veio a falecer em 1616, coincidentemente, no mesmo dia de nascimento: 23 de abril.

Sua última obra, “A Tempestade”, foi terminada em 1613, que veio somar-se ao “Sonho de uma noite de verão”, “O mercador de Veneza”, Megera Domada”, “Romeu e Julieta” e a “Júlio Cesar”, uma de suas obras mais emblemática.

Por certo, a Inglaterra viverá comemorações por todo seu território, nesta data simbólica para as artes cênicas mundiais.

William Shakespeare deixou um legado dos mais importantes para os amantes do teatro, encenadores e atores que se disponham a enfrentar os complexos personagens criados por este gênio da literatura.

CARLOS PINTO

(Jornalista e Presidente do ICACESP – Instituto Cultural de Artes Cênicas do Estado de SP)


+ Artes