Android lento nunca mais! 8 dicas infalíveis para deixar o celular mais rápido

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 7 de setembro de 2023 às 07:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dispositivos Android podem ficar lentos caso usuários não realizem melhorias de desempenho e limpezas internas no aparelho

celular

Deixar seu celular Android mais rápido é fácil com alguns ajustes simples – foto Arquivo

 

É possível deixar o celular Android mais rápido com algumas configurações simples. Elas podem ser muito úteis quando o dispositivo apresenta lentidão ao realizar processos como a abertura de apps e o envio de arquivos.

Limpar o cache, desinstalar aplicativos inutilizados no aparelho e deixar o Wi-Fi no modo de conexão automática estão entre as opções recomendadas para solucionar problemas de desempenho e melhorar a experiência do usuário.

Além disso, optar por baixar a versão Lite de aplicativos também pode proporcionar uma melhora na velocidade de uso do sistema operacional. A seguir, confira oito dicas para usuários de Android acelerarem os seus aparelhos.

1. Limpar o cache

Limpar o cache de aplicativos do Android é uma boa opção para melhorar a velocidade do sistema.

Esses arquivos geralmente contêm informações desnecessárias, que não influenciam diretamente no uso de apps, mas consomem espaço de armazenamento em grande quantidade, o que pode causar lentidão no uso de outros recursos do dispositivo.

2. Usar versões “Lite” dos apps

Aplicativos com versões Lite também são interessantes para diminuir a lentidão no Android.

Esse formato de app é mais “leve” do que os tradicionais, que têm recursos adicionais e utilizam mais memória, além de obrigar muitas vezes o dispositivo a usar mais energia da bateria para operar.

Redes sociais como o Facebook, Instagram e YouTube têm versões Lite e, além de ocupar menos espaço no aparelho, disponibilizam as principais funcionalidades dos apps convencionais.

3. Manter o sistema operacional e aplicativos atualizados

Manter o sistema operacional e os apps instalados no Android atualizados também pode melhorar o desempenho do celular como um todo.

Com a nova versão, mais funcionalidades e correções de bugs serão instalados, o que proporciona a diminuição no tempo de abertura dos apps e processamento de dados.

4. Acelerar animações

Acelerar animações também contribui para melhorar a velocidade de dispositivos Android.

A opção só pode ser encontrada diretamente nas opções de desenvolvedor do sistema operacional e funciona acelerando processos, como alternar telas entre aplicativos abertos em primeiro e segundo planos.

5. Ligar o Wi-fi automaticamente

Deixar que o Android se conecte automaticamente com redes Wi-Fi conhecidas auxilia na velocidade do dispositivo. Isso acontece porque o tempo para se conectar com a rede será reduzido.

Quando o usuário do sistema operacional deixar de ativar a função automática, o aparelho pode se manter conectado com a rede de dados móveis que, por sua vez, pode apresentar lentidão.

6. Liberar espaço de armazenamento

Muitas vezes a lentidão apresentada em dispositivos Android é causada por falta de espaço de armazenamento.

Isso acontece especialmente em aparelhos mais antigos, que rapidamente podem ser sobrecarregados e interromper processos importantes.

7. Desinstalar aplicativos inutilizados

Remover aplicativos sem uso é uma ótima opção para diminuir a lentidão do Android, pois eles podem usar uma quantidade importante de espaço na memória do celular.

8. Resetar o aparelho (se nada deu certo)

Caso após realizar todos os procedimentos anteriores o Android continue a apresentar lentidão, a única alternativa restante é resetar o dispositivo.

A ação irá restaurar o celular ao modelo de fábrica e remove todas as informações presentes no aparelho, desde arquivos de fotos até aplicativos e informações relacionadas.

Por isso, é necessário realizar um backup antes de iniciá-lo, que pode ser feito através do Google Drive.

*Informações TechTudo


+ Tecnologia