“Allan Kardec” realiza pedágio para arrecadar eletrônicos neste sábado, 6 de maio  

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 3 de maio de 2023 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

População pode contribuir com a entrega de aparelhos danificados ou sem uso na porta da instituição no sábado, das 8h30 até meio-dia

A Fundação Espírita Allan Kardec realiza no dia 6 de maio, sábado, das 8h30 às 12h, o 3º Pedágio de Eletrônicos, para arrecadar “lixo” eletrônico para a Oficina de Reciclagem, que oferece trabalho e renda para pessoas com transtornos mentais.

A população pode contribuir com a doação de aparelhos eletrônicos danificados ou sem uso.

“Fazemos o pedágio para facilitar a doação, realizamos na porta da Fundação, que fica em uma região central da cidade e é de fácil acesso. Marcamos em um sábado, um dia em que muita gente está mais disponível. Nós retiramos no próprio carro das pessoas as doações. Esperamos realmente a contribuição de toda comunidade”, afirmou a terapeuta ocupacional Renata Vieitez, coordenadora das Oficinas Inspiração.

O pedágio acontecerá em frente à entrada central da Fundação Allan Kardec, na rua José Marques Garcia, 675, bairro Cidade Nova.

Tudo é útil

Podem ser doados todos os tipos de eletrônicos, como liquidificador, chapinha de cabelo, videocassete, TV, computador, celular, fax, impressora, barbeador, sanduicheira, panelas de arroz, entre outros.

Na Oficina de Reciclagem de Eletrônicos, os produtos passarão por uma triagem e depois serão desmontados e revendidos para uma empresa de remanufatura. A renda obtida com a venda das peças é dividida entre os participantes da Oficina.

Além de colaborar com a inclusão das pessoas com transtornos mentais, o projeto é importante para a preservação do meio ambiente. Para se ter ideia, circulam pela Oficina cerca de 3 toneladas de “lixo” eletrônico todos os meses, volume que deixa de ser descartado de forma irregular.

O Projeto

As Oficinas Inspiração integram o projeto de Desenvolvimento Humano, implantado na Fundação Espírita Allan Kardec em 2018.

O trabalho abrange dez oficinas no total, como marcenaria, cartonagem e mosaico, e atualmente três estão em funcionamento: a de Reciclagem de Eletrônicos, Costura em Couro e Agrícola (Horta Orgânica), com 70 oficineiros atendidos.

A instituição planeja iniciar ainda neste ano a Oficina de Culinária, para produção e venda de quitutes, e expandir para 200 pessoas a médio prazo. Para participar, é necessário estar em acompanhamento psiquiátrico na rede de assistência pública ou particular e ter encaminhamento médico para a oficina.

“Esse é o trabalho que mais nos encanta na Fundação, é um projeto totalmente filantrópico, onde proporcionamos trabalho para pessoas com algum tipo de transtorno mental que não conseguem trabalhar na iniciativa privada, porque precisam de um acolhimento e uma visão especializada. Damos dignidade e elas recebem o recurso financeiro, que chamamos de bolsa. As pessoas não tinham dinheiro para comprar um picolé, e nas Oficinas elas não são mais excluídas, conseguem comprar um lanche, um tênis, um celular, uma flor para presentear a mãe, nós transformamos vidas”, afirmou Mario Arias Martinez, presidente da Fundação Espírita Allan Kardec.

Mais informações sobre as Oficinas Inspiração e o pedágio podem ser obtidas pelo WhatsApp (16) 99969-0648.

Serviço

3º Pedágio de Eletrônicos do ‘Allan Kardec’

Data: 6/maio/2023 – sábado

Horário: das 8h30 às 12h

Local: Fundação Allan Kardec – Rua José Marques Garcia, nº 675, Bairro Cidade Nova

O que pode ser doado: Aparelhos eletrônicos sem uso ou danificados


+ Saúde