Alienação parental: Saiba quais são os efeitos no desenvolvimento das crianças

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 29 de maio de 2023 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A alienação parental é um fenômeno que ocorre quando um dos pais, manipula a mente de uma criança para afastá-la do outro genitor

A alienação parental prejudica o desenvolvimento saudável da criança – foto Freepik

 

A alienação parental é um fenômeno que ocorre quando um dos pais, manipula a mente de uma criança para afastá-la do outro genitor.

A prática, além de ferir o direito dela a uma convivência familiar saudável, também traz consequências para o seu desenvolvimento emocional e psicológico.

Segundo Luiz Fernando Gevaerd, advogado especialista em Direito da Família, o distanciamento afetivo entre a criança e o genitor alvo é um dos principais problemas dessa conduta.

“Com o uso de diversos artifícios, como difamação, desvalorização e restrição do contato, pais ou mães influenciam negativamente a percepção da criança, resultando em sentimentos de raiva, medo e rejeição”, explica.

Assim, a alienação parental acaba causando uma ruptura na relação que antes era saudável e afetuosa.

Além disso, ela pode interferir na saúde mental da criança, levando a problemas como ansiedade, depressão e baixa autoestima. Também pode dificultar o estabelecimento de relações saudáveis no futuro, de acordo com o especialista.

“A criança alienada pode internalizar os comportamentos manipuladores e replicá-los em seus próprios relacionamentos, perpetuando um ciclo extremamente destrutivo. A ausência de uma troca significativa com um dos genitores também pode deixar lacunas emocionais que afetarão sua capacidade de construir vínculos seguros e estáveis ao longo da vida”, lamenta.

Consequências para os pais

Vale lembrar que esses casos não afetam apenas a criança e o genitor alvo, mas também tem um impacto negativo no genitor alienador.

“A perpetuação do conflito e o estremecimento da relação com o filho podem levar a sentimentos de solidão, culpa e arrependimento com o passar do tempo. Quando falamos em alienação parental, todos saem prejudicados”, revela o diretor do escritório Gevaerd Consultoria Jurídica.

Considerada uma forma de abuso emocional contra a criança, a alienação parental é condenada tanto pelo sistema jurídico, quanto pela comunidade psicológica.

“A conscientização e a educação sobre os danos causados pela alienação parental são fundamentais para prevenir e combater esse problema”, aponta.

Dessa maneira, é importante que os pais construam uma relação saudável, priorizando sempre o bem-estar da criança.

*Informações Alto Astral


+ Comportamento