Alexandre Ferreira diz que aumento no valor do IPTU em Franca é culpa da inflação

  • Robson Leite
  • Publicado em 12 de dezembro de 2021 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além de culpar o aumento de preços pelo reajuste do IPTU, Alexandre Ferreira diz que combater a inflação não depende dele

Fala do prefeito Alexandre Ferreira em vídeo nas redes sociais mostra o que francanos podem esperar

O prefeito Alexandre Ferreira publicou um vídeo nas redes sociais, tanto da Prefeitura de Franca como na sua particular, tentando esclarecer o aumento do IPTU.

Uma das primeiras afirmações é de que a lei obriga a administração a corrigir a unidade fiscal do município de acordo com a inflação do ano anterior.

Disse também que a unidade fiscal é base para o cálculo do IPTU, acrescentando que não é ele quem define o índice de inflação no Brasil.

Dizendo ser contra aumentar alíquotas, impostos e taxas, ele refutou ter apresentado qualquer projeto nesse sentido.

Sem novos impostos

Acrescentou que não irá criar nenhuma taxa ou impostos. “Taxa de lixo, contribuição de iluminação, taxa de combate a incêndios – já vieram me propor, mas não teremos isso em Franca”, disse o prefeito, insistindo na transparência.

A fala do prefeito de Franca no vídeo mostra falta de amplitude na adoção de medidas administrativas para bem conduzir uma cidade de 360 mil habitantes.

Tudo indica que o prefeito só conhece um caminho administrativo e sair dele é um desafio muito grande, tanto para ele como para sua equipe.

Só um caminho

Sua fala decepciona quem esperava dele soluções criativas para superar os obstáculos e principalmente a carência de recursos financeiros.

“Caminhando o caminho conhecido o prefeito só vai chegar aonde outros chegaram, mas o momento exige novos caminhos para se ter melhores resultados”, disse um observador da cena política francana.

O mesmo observador destacou que, ao contrário do que disse, o prefeito de Franca pode fazer muito para combater o efeito da inflação na vida dos francanos. Mas esse é um assunto para outra notícia.


+ Política