Alesp segue com audiências públicas pelo Estado; em Franca, será realizada no dia 27

  • Marcia Souza
  • Publicado em 19 de setembro de 2021 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ao todo, serão realizados 26 encontros em diversas regiões do Estado, inclusive em Franca

Alesp

Ao todo, serão realizados 26 encontros em diversas regiões do Estado, com encerramento previsto para o mês de outubro

Com o objetivo de colher demandas e prioridades da população paulista, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo tem feito, desde agosto, audiências públicas sobre o Orçamento estadual do ano que vem.

Ao todo, serão realizados 26 encontros em diversas regiões do Estado, com encerramento previsto para o mês de outubro. Em Franca, está agendada para 27 de setembro.

Neste ano, em razão da pandemia causada pela Covid-19, as audiências seguirão o modelo híbrido, com participações presenciais – respeitando as regras de prevenção locais – e on-line.

Chance de opinar

É a partir dessas audiências que os cidadãos, instituições, representantes de poderes e organizações, entre outros, terão a oportunidade de apresentar sugestões para aplicação dos recursos previstos para o orçamento do próximo ano, a partir das diretrizes orçamentárias já aprovadas pelos parlamentares da Alesp.

“As audiências públicas do Orçamento são especiais, porque é quando a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo vai até o cidadão para ouvir as necessidades e as demandas da sua cidade e região, seja na área da saúde, da educação, do transporte ou habitação”, disse o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Carlão Pignatari.

É tudo avaliado

Todo o material resultante das audiências será coletado pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, podendo se tornar emendas parlamentares que, se aprovadas pelo Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, poderão compor a Lei Orçamentária Anual do Estado para 2022.

Pelas regras, o projeto de lei deve ser enviado ao Legislativo pelo Executivo no prazo máximo de 30 de setembro.A votação deve ser finalizada até o final do ano na Alesp. Para 2022, o governo do Estado estima uma receita fiscal de R$ 245,5 bilhões e despesas de R$ 228,5 bilhões.

Como assistir

As audiências públicas serão transmitidas ao vivo pela Rede Alesp na TV e no Youtube, e também no Facebook da Assembleia.

Inscrições

Para quem quiser participar on-line com demandas e sugestões, deverá se inscrever no site da Assembleia (www.al.sp.gov.br), no ícone “Audiências Públicas do Orçamento”, e seguir as orientações.

No dia da audiência da região correspondente, o link da plataforma Zoom será encaminhado através do e-mail informado no formulário de inscrição. No mesmo ícone, o cidadão poderá enviar sugestões ao Orçamento.

A Alesp também inova ao disponibilizar um serviço de Whatsapp para envio de sugestões e demandas sobre o Orçamento.

O número é (11) 9 3404 9001. Já para participar presencialmente, o interessado deverá se dirigir ao local onde será realizada a reunião da sua região e, caso queira se pronunciar durante o evento, deverá realizar a inscrição.

Além disso, caso não seja possível participar da audiência, os munícipes, entidades, vereadores ou prefeitos poderão enviar sugestões através do e-mail [email protected].


+ Política