Alerta: Secretaria de Saúde confirma que variante P.1 de Manaus já circula em Cássia

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 2 de junho de 2021 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Aparentemente, é a mesma variante que foi detectada em exames de Cristais Paulista, que mereceu alerta das autoridades sanitárias do município

Variante P.1, originária de Manaus, está circulando entre as pessoas contaminadas de Cássia-MG

A Secretaria Municipal de Saúde de Cássia confirmou oficialmente a circulação da variante P.1, originária de Manaus, entre as pessoas contaminadas em Cássia-MG.

Para conhecer a situação, a Secretaria de Saúde solicitou o sequenciamento genético em três pacientes contaminados.

Esses exames foram realizados pelo laboratório de Cássia, a pedido da Vigilância em Saúde, exatamente para diagnosticar qual o vírus circulava pela cidade.

O objetivo das autoridades era direcionar as medidas pontuais  de prevenção e evitar a proliferação do vírus, até mesmo porque a estrutura de saúde do município é limitada e precisa ser adequada ao atendimentos de todos os que procuram por atendimento.

A variante P.1, originária em Manaus, já tem três mutações genéticas, o que tornam o coronavírus ainda mais contagioso e também mais resistente a anticorpos.

Tal fato permite que vírus se encaixe nas células humanas, o que o torna mais contagioso e virulento, provocando danos reais em curto espaço de tempo.

Aparentemente, é a mesma variante que foi detectada em vários exames de Cristais Paulista, que mereceu alerta das autoridades sanitárias daquele município.


+ Cidades