Alerta contra acidentes de trânsito envolve entidades de Franca neste sábado (5)

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de outubro de 2019 às 14:35
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:53
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A falta de respeito e crescente número de acidentes de trânsito na cidade preocupam entidades francanas

Acontece neste sábado (05) uma ação que envolverá mais de 400 pessoas: Virada do Trânsito de Franca.

Entidades da sociedade civil, empresários, instituições de ensino, poder público e lideranças públicas e religiosas estarão juntas para discutir um problema grave que vem assolando o município de Franca, que são as mortes decorrentes de acidentes, em sua maioria por infrações de trânsito.

Os organizadores destacaram dados do InfoSiga, sistema utilizado pelo Governo do Estado de São Paulo, em convênio com mais de 130 municípios paulistas.

Esse sistema, desde 2015 registra a série histórica da violência no trânsito o último semestre em todo Estado e aponta uma queda nos acidentes em várias cidades, mas Franca é diferente.

Informações do site do Governo do Estado relata que “no período (entre janeiro a junho de 2019) foram registradas 2.593 ocorrências, redução de 2% na comparação com 2018 (2.645). 

A redução chega a 20,6% na comparação com o primeiro semestre de 2015. Em junho, foram 498 mortes em ruas e estradas, redução de 2,9% na comparação com 2018 (513 mortes)”.

Contudo, Franca, infelizmente, está na contra mão com um crescimento médio de 16% desde o início da apuração da série histórica em 2015.

Incentivados pelo movimento #RenovaOBrasil,as entidades em conjunto realizarão o projeto “Virada no Transito de Franca”. 

Ele busca por meio de ações coletivas e educativas conscientizar os cidadãos a valorizar a vida e serem mais prudentes no trânsito da cidade, e tem por meta cumprir o desafio de zerar os acidentes principalmente entre os dia 04 à 10 de outubro.

Serão 24 horas de ações por toda a cidade, que envolve palestras de conscientização e valorização da vida que ocorrerão nas universidades de Franca. 

Passeio ciclístico por 10 km, pedindo o respeito pelo usuário desse modal, gincanas educativas nos centro comunitários, panfletagem nas vias como maior fluxo de transito, instrução de como evitar acidentes de moto na praça central.

Participam a Polícia Militar, Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, Unifacef, Unesp, Autoescolas, CDL Franca, Motoclubes, Unimed, Pestalozzi, Associação dos Ciclistas, Padre Ovídio e Pastor Isaac. 


+ Trânsito