Agora é lei: prédios públicos têm que instalar sistema de reuso para economizar água

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 18 de setembro de 2021 às 15:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ideia é fazer com que o consumo seja reduzido, principalmente em situações de estiagem, como o vivido atualmente

Alesp aprova projeto de ajuste fiscal do governo do estado de São Paulo

Ideia é fazer com que o consumo seja reduzido, principalmente em situações de estiagem, como o vivido atualmente

Agora é lei: os prédios públicos do estado terão que contar com sistemas para reuso da água. A matéria foi sancionada pelo governador João Doria e publicada no Diário Oficial.

A partir de agora, os projetos arquitetônicos para edificação ou reforma de prédios de órgãos públicos estaduais deverão incluir a instalação de reservatórios ou cisternas para captação da água de chuva.

A medida vem em boa hora, uma vez que o Estado enfrenta uma crise hídrica. Franca, por exemplo, está às voltas com um racionamento de água que tem prejudicado a população.

A importância do reuso

O reuso, além de impactar na sustentabilidade e preservação do meio ambiente, ajuda na economia de recursos financeiros.

“Essa água coletada poderá ser usada para limpeza, na jardinagem e nas descargas dos sanitários. É uma medida moderna, alinhada à sustentabilidade e tem de se tornar um hábito. Não podemos continuar tratando a água como um bem que não vai acabar, ele é finito. Governo e população têm de estar cientes disso e o governo está dando o exemplo, o que é muito importante”, disse o autor do projeto, deputado Marcos Damasio.


+ Meio Ambiente