Cetesb e agência ambiental francesa promovem evento paralelo à COP26, em Glasgow

  • Robson Leite
  • Publicado em 5 de novembro de 2021 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Encontro terá como tema “Acelerando a descarbonização corporativa: sinergias entre os setores público e privado e o futuro das bases regulatórias”.

Existe um acordo de cooperação assinado pela diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias… 

Nesta sexta-feira (05), a Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e a Ademe – Agência da Transição Ecológica, do Governo da França, promovem um evento na cidade escocesa de Glasgow, paralelo à COP 26 – Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

O encontro terá como tema “Acelerando a descarbonização corporativa: sinergias entre os setores público e privado e o futuro das bases regulatórias”.

A diretora-presidente da agência ambiental paulista, Patrícia Iglecias, apresentará e mediará exposições de casos de sucesso do Acordo Ambiental São Paulo, com resultados concretos de descarbonização.

Acordo Ambiental

O Acordo, lançado em novembro de 2019 pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Relações Internacionais e de Infraestrutura e Meio Ambiente, foi concebido e coordenado tecnicamente pela Cetesb.

Com adesão inicial de 55 empresas e associações, e mesmo com a pandemia, se expandiu consideravelmente e hoje conta com quase 800 aderentes.

Para monitorar os desdobramentos do Acordo foi criada, no âmbito da Cetesb, a Câmara Ambiental de Mudanças Climáticas, de forma a congregar essa gama de empresas e de instituições com o objetivo comum de estabelecer métricas e modelos de desenvolvimento econômico sustentável, discutindo as iniciativas e os esforços dedicados à redução dos GEE e sua quantificação e reporte.

Evento paralelo

Num primeiro evento paralelo à COP 26, promovido pelo Governo Paulista e a Cetesb, no último dia 1º de novembro, em Glasgow, foi lançada a publicação “Acordo Ambiental São Paulo – 56 cases de Sucesso”. Confira aqui.  

Este segundo evento paralelo à COP26, em 05/11, no Hotel RadissonBlu, na “Sala dos Arcos”, terá a coordenação da diretora-presidente Patrícia Iglecias e a explanação de 14 dos 56 casos de sucesso descritos naquela publicação.

Estarão presentes representantes das empresas, organizações e instituições aderentes ao Acordo Ambiental São Paulo, como UNICA, EMAE, Raízen, Leroy Merlin, Sabesp, Abrelpe e Abrava.

A expectativa é a discussão com especialistas da agência ambiental francesa sobre as metodologias para demonstração de quantificação e redução das emissões de GEE.

… e Arnaud Leroy, presidente e CEO da Ademe

+ Meio Ambiente