Afinal, é seguro usar chá de sene para emagrecer? Saiba se estratégia funciona!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 24 de outubro de 2021 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Planta é um eficiente laxante e provoca perda de peso em pessoas que têm intestino preso. No entanto, não deve ser usada indiscriminadamente

Chá se sene é bastante usado para quem quer emagrecer rápido, mas é preciso muito cuidado

 

O chá de sene é bastante utilizado por pessoas que querem emagrecer rápido. No entanto, esta planta não deve ser usada com esta finalidade, especialmente, se o paciente não estiver sendo acompanhado por um nutricionista ou médico.

Para emagrecer, o mais importante é seguir uma dieta equilibrada e orientada por um nutricionista, assim como fazer exercícios físicos regularmente.

O uso de suplementos pode ser indicado, mas deve ser orientado por um profissional de saúde especialista na área.

Por que o sene é conhecido para emagrecer?

Embora não tenha seu efeito comprovado cientificamente, o uso deste chá se popularizou por meio de relatos garantindo que os efeitos aparecem em menos de 24 horas.

Na verdade, a planta é um poderoso laxante e promove o esvaziamento do intestino, por isso a perda de peso.

Além disso, não é incomum escutar que um nutricionista ou médico recomendou o uso do chá de sene para emagrecer. No entanto, isso é feito por um período curto, de até 2 semanas.

Nestes casos, o chá é usado para limpar o intestino e eliminar toxinas, de forma a preparar o corpo para o plano alimentar que será seguido.

Como o sene funciona no intestino?

O chá de sene tem um forte efeito laxante porque a planta é rica em senosídeos do tipo A e B, substâncias que têm a capacidade de estimular a contração do intestino, ajudando no trânsito intestinal.

Além disso, o sene tem uma boa quantidade de fibras solúveis, que absorvem a água do organismo, tornando as fezes mais moles.

É seguro usar laxantes para emagrecer?

Os laxantes podem fazer parte do processo de emagrecimento, mas devem ser usados por curtos períodos e com supervisão de um profissional de saúde, servindo apenas para limpar o organismo de toxinas e preparar o corpo para o processo de emagrecimento.

O uso excessivo ou crônico de laxantes pode causar vários problemas de saúde como:

– Perda da capacidade para defecar: isso ocorre porque os nervos da região perdem sua sensibilidade, ficando dependentes do uso de laxantes para desencadearem os movimentos intestinais;
– Desidratação: os laxantes causam um funcionamento muito rápido do intestino, o que diminui o tempo que o corpo tem para reabsorver a água, isso acaba eliminando-a em excesso junto com as fezes;
– Perda de minerais importantes: junto com a água, o corpo também pode eliminar minerais em excesso, principalmente sódio e potássio, que são importantes para o funcionamento dos músculos e do coração, por exemplo;
– Sangramento pelas fezes: os laxantes provocam uma irritação excessiva do intestino, que pode sangrar.

Várias destas consequências podem afetar o funcionamento dos órgãos internos, o que pode, a longo prazo, resultar em doenças cardíacas graves, colocando a vida do usuário em risco.

Dessa forma, os laxantes, de qualquer tipo, não devem ser usados indiscriminadamente, especialmente quando não existe supervisão por um profissional de saúde.

*Fonte: Metrópoles


+ Bem-estar