Acontece neste sábado o início das comemorações ao Dia da Árvore em Franca

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 19 de setembro de 2020 às 01:35
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:14
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ações estarão ocorrendo a partir de hoje na cidade com o envolvimento de ONGs e Prefeitura

Na Praça da Vila Teixeira será feito o lançamento do livro ‘A Fadinha do Verde’, seguido de ações de conscientização, porém cercadas de todos os cuidados para não haver aglomerações

Uma atividade cultural programada para as 9 h deste sábado na Praça ao lado do Senac, na rua Alfredo Lopes Pinto, na Vila Teixeira, marcara o início dos eventos relacionados a Semana da Árvore, cuja data é comemorada na segunda-feira, dia 21. 

A organização do roteiro foi feita com as participações da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, da Polícia Militar Ambiental e do grupo Verdejar/Mulheres do Brasil, que preparou essa Campanha Cultural que será marcada pelo lançamento de um livro infantil.

Na Praça da Vila Teixeira será feito o lançamento do livro ‘A Fadinha do Verde’, seguido de ações de conscientização, porém cercadas de todos os cuidados para não haver aglomerações. 

Estarão presentes a escritora Elaíse Marie e da ilustradora Ana Laura Alvarenga.

A temática dessa Campanha Cultural é ‘A Importância da Árvore na Minha Vida’.

Dia Mundial da Limpeza

Neste sábado também será comemorado o Dia Mundial da Limpeza, porém sem atividades presenciais e direcionadas para o slogan ‘Eu Cuido do Meu Quadrado’, sugerindo o que cada pessoa deva fazer em sua casa ou no trabalho uma limpeza ambiental, limpeza solidária, limpeza digital (arquivos sem uso no celular ou computador por exemplo), limpeza mental, descartando os pensamentos negativos.

Plantio no Petrópolis.

Para a segunda-feira, junto com o Dia da Árvore comemora-se também, o Dia da Polícia Ambiental. 

Está previsto o plantio de espécies nativas em uma APP no bairro City Petrópolis a partir das 8 h, dentro do Projeto Guardiões de Nascentes. 

A Secretaria de Serviços e Meio Ambiente estará oferecendo apoio, fornecendo as mudas e promovendo a abertura das covas e depois fará a irrigação periódica até que comecem as chuvas. 

Plantio na APP-Petrópolis

A partir das 8 h, o projeto Guardiões de Nascentes em parceria com a Prefeitura e Polícia Militar Ambiental, marcando o Dia da Árvore, 21 de setembro, marcará o plantio de espécies nativas em nascente da região Norte, no bairro City Petrópolis (rua Jefferson de Carvalho).

Também foi incluído na programação, em conjunto com os educadores da Secretaria da Educação, a realização de trabalhos nas escolas, através das aulas digitais, com o tema ‘Arborização, o que podemos fazer para melhorar nossa cidade’. 

E concluindo os eventos pertinentes a Semana, o grupo Verdejar e Mulheres do Brasil fará nos dias 26 e 27,  com o apoio da Prefeitura, outra ação externa, com o plantio de árvores em algumas calçadas no Jardim Brasilândia, mediante orientações e observação sobre cuidados básicos que devem ser observados em relação ao porte, espécies mais adequadas a cada local, os tipos de raízes que produzem e o impacto que podem causar.


+ Meio Ambiente