Ações de enfrentamento e combate à Covid 19 seguem em Ituverava

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 20 de janeiro de 2021 às 12:30
  • Modificado em 20 de janeiro de 2021 às 16:52
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As equipes das Unidades de Saúde e da Vigilância em Saúde continuam realizando a orientação da população nas ruas e locais de maior movimento da cidade e dos distritos

A ação de testagem está sendo realizada em todas as Unidades de Saúde do município e distritos das 16h às 19

Na semana passada, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde deram continuidade ao novo Plano de Trabalho para enfrentamento da pandemia da Covid-19 no município e distritos de São Benedito da Cachoerinha, Aparecida do Salto e Capivari da Mata.

As equipes das Unidades de Saúde e da Vigilância em Saúde continuam realizando a orientação da população nas ruas e locais de maior movimento da cidade e dos distritos, priorizando conscientizar sobre o uso de máscaras e o distanciamento social em filas, praças e demais ocasiões.

Além disso, na semana passada, teve início a ação de testagem para detectar novos casos de Covid-19 em Ituverava.

A ação teve início dia 12, na Unidade de Saúde da Cohab, e também foi realizada na Unidade de Saúde do Benedito Trajano Borges; dia 14, na Unidade de Saúde da Estação; e dia 15, na Unidade de Saúde do Jardim Independência “Bicão”.

A ação de testagem na segunda-feira, dia 18, ocorreu na Unidade de Saúde do Guanabara;

– dia 19, na Unidade de Saúde da Vila São Jorge;

– na quarta-feira, dia 20, na Unidade de Saúde Central (próxima ao AME);

– na quinta-feira, dia 21, na Unidade de Saúde de Aparecida do Salto, na Unidade de Saúde de Capivari da Mata, e também no Centro de Saúde;

– na sexta-feira, dia 22, na Unidade de Saúde de São Benedito da Cachoeirinha.

A ação de testagem está sendo realizada em todas as Unidades de Saúde do município e distritos das 16h às 19h, e segue os critérios e protocolos do Ministério da Saúde.

Durante a ação, os pacientes passam por uma triagem e são encaminhados para testagem ou agendamento.

O objetivo da ação de testagem é detectar precocemente novos casos de Covid-19 e, com isso, iniciar o acompanhamento ou tratamento do paciente e mapear seus contactantes, evitando a propagação do vírus.

Preparativos para a vacinação 

A Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde estão aguardando o posicionamento do Governo do Estado de São Paulo e da DRS (Departamento Regional de Saúde) de Franca sobre a vacinação contra à Covid-19 em Ituverava.

No entanto, já está sendo realizada a estruturação da equipe para a realização da vacinação, e também o investimento em insumos, como seringas e agulhas.

O prefeito Luiz Araújo falou sobre a situação da Covid-19 em Ituverava. “Infelizmente, estamos passando por uma fase aguda da Covid-19 em todo o país.

Por isso, a Prefeitura de Ituverava e toda a equipe da Secretaria da Saúde estão se empenhando para combater o avanço da doença em nosso município.

Para isso, mais do que nunca, precisamos da colaboração de toda a população, seguindo todas as orientações e adotando as medidas de prevenção”, destaca o prefeito.


+ Cidades