Acesso total: descubra e apague os dados que farmácias guardam sobre você

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 4 de setembro de 2023 às 11:00
  • Modificado em 4 de setembro de 2023 às 12:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Você pode controlar melhor suas informações pessoais e garantir que elas sejam usadas de acordo com suas preferências.

Você sabia que tem o direito de saber quais informações pessoais as farmácias mantêm sobre você?

De acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), todas as empresas são obrigadas a disponibilizar essas informações.

Além disso, também são submetidas a informar com quais outras empresas e órgãos públicos esses dados foram compartilhados. Assim, você pode solicitar correções ou até mesmo a exclusão desses dados.

Como exercer seus direitos de privacidade

As empresas farmacêuticas devem fornecer um canal para que você possa exercer esses direitos. O prazo máximo de atendimento é de 15 dias. Se a empresa não cumprir esse prazo, você pode recorrer à ANDP (Agência Nacional de Proteção de Dados).

Aqui estão os caminhos para exercer seus direitos de acordo com as maiores redes de farmácias do país:

Droga Raia, Drogasil e Onofre

A rede RaiaDrogasil, que engloba Droga Raia, Drogasil e Onofre, possui um site específico para solicitar seus dados e pedir que sejam apagados.

Drogaria São Paulo e Drogaria Pacheco

A DPSP, que inclui Drogaria São Paulo e Drogaria Pacheco, também possui um site dedicado para solicitar seus dados e pedir a exclusão.

Pague Menos e Extrafarma

A Pague Menos, que abrange a Extrafarma, disponibiliza um site para que você possa solicitar seus dados e pedir a exclusão. Certifique-se de mencionar que seu pedido inclui a Extrafarma.

Ultrafarma

A Ultrafarma, infelizmente, apresenta dificuldades de contato. As políticas de privacidade da empresa indicam uma página que está fora do ar e dois e-mails que não respondem prontamente. O caso está em andamento.

Panvel

A política de privacidade da Panvel instrui que os pedidos dos titulares de dados devem ser encaminhados para o e-mail [email protected]. A reportagem solicitou exclusão dos dados por este e-mail e obteve resposta.

Drogaria Araújo

A Drogaria Araújo possui um site dedicado para solicitar seus dados e pedir a exclusão.

Farmácia Preço Popular e Drogaria Catarinense

A Farmácia Preço Popular e a Drogaria Catarinense, que fazem parte da mesma rede, oferecem um site para que você possa solicitar seus dados e pedir a exclusão.

Nissei

A política de privacidade da Nissei indica que os pedidos dos titulares de dados devem ser encaminhados para o e-mail [email protected].

Agora que você sabe como exercer seus direitos de privacidade em relação às farmácias, pode controlar melhor suas informações pessoais e garantir que elas sejam usadas de acordo com suas preferências.

Segundo o portal Edital Concursos Brasil, proteger sua privacidade é fundamental, e a LGPD está aqui para ajudar você a fazer isso.


+ Comunicação