Academia Francana de Letras se prepara para comemorar o “Jubileu de Prata”

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 9 de agosto de 2021 às 13:00
  • Modificado em 9 de agosto de 2021 às 13:34
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Presidente José Lourenço afirma que, mesmo com avanço da tecnologia, o mundo ainda precisa muito da poesia

Presidente José Lourenço afirma que, mesmo com avanço da tecnologia, o mundo ainda precisa muito da poesia

A Câmara Municipal de Franca recebeu nesta semana o presidente da Academia Francana de Letras, José Lourenço Alves.

Ele esteve na Casa de Leis acompanhado de um grupo durante apresentação do ‘Sarau Protesto’ com participação do poeta, escritor, advogado e professor Carlos Assumpção.

Além de mudar a rotina da Casa de Leis com cultura e poesia, José Lourenço confirmou que neste ano uma programação especial está sendo elaborada para comemoração dos 25 anos (Jubileu de Prata) da Academia Francana de Letras.

Atualmente, das 40 cadeiras existentes, 33 estão ocupadas e há um planejamento a longo prazo para ampliação e desenvolvimento das atividades literárias no município.

A atual diretoria assumiu a gestão em fevereiro deste ano. “Franca tem destacadamente uma literatura de primeira linha. É missão da academia fazer levantamento disso e conservar esse patrimônio”, afirmou.

Entre as ações programadas ele destacou reuniões literárias. “É um projeto está em andamento de antologia, textos estão sempre preparados com essa temática para lançamento de um livro e uma sessão solene provavelmente em dezembro”, afirmou.

Questionado sobre os desafios, entre eles, o incentivo à leitura em um mundo tão focado em novas tecnologias.

“Quanto mais o mundo fica dinâmico, mais as pessoas sabem que precisam da poesia, tirar um tempo para ler, para exercitar essa arte de construir o seu próprio mundo e não de recebe-lo pronto pelas mídias”, disse.

E finalizou elogiando os talentos da cidade no cenário da literatura. “Franca é sem dúvida alguma um grande celeiro literário. Não é qualquer academia que consegue completar um Jubileu de Prata como a nossa”.


+ Cultura