Abelhas sem ferrão podem elevar cultivo em 18% sem desmatar nenhuma folha de árvore

  • Robson Leite
  • Publicado em 8 de maio de 2022 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Processo de polinização traz benefício conforme a lavoura, aumentando qualidade e quantidade produzida, diz Embrapa

Pesquisas indicam que a meliponicultura, como é chamada a técnica que usa polinização feita por abelhas sem ferrão na produção, pode aumentar em até 30% a produção agrícola.

No caso do café, o aumento constatado já atingiu a marca de 18%, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

“Com as abelhas, a gente consegue aumentar a produção sem a necessidade de expandir a área de plantação”, afirma Guilherme Campanha, pesquisador da instituição.

Em declaração ao portal G1 Ribeirão e Franca, ele diz que “isso acontece porque nós fazemos um direcionamento das abelhas durante a florada. Influencia na qualidade da produção e na proteção dos biomas nativos”.

Benefícios

A conscientização de produtores a respeito dos benefícios das abelhas para o agronegócio foi um dos objetivos da Embrapa durante a Agrishow, feira de tecnologia e inovação para o setor, em Ribeirão Preto.

Segundo Campanha, apesar dos resultados promissores, ainda são poucas as plantações com a polinização de abelhas sem ferrão.

“Mesmo sabendo que as abelhas beneficiam mais de 30 cultivos agrícolas, no Brasil, a gente só tem duas produções em que a integração entre abelha e agro está realmente consolidada: o melão no Nordeste e a maçã no Rio Grande do Sul. São frutos que se beneficiam demais com as abelhas.”

Os insetos são responsáveis por mais de 80% de toda a polinização que acontece na natureza, permitindo que diversas espécies sejam fecundadas e produzam sementes e frutos. Quando a polinização acontece, não só a quantidade aumenta, mas a qualidade dos produtos também.

O processo aumenta a quantidade de açúcar nas frutas, influenciando no sabor, e aumenta o tamanho do fruto e a quantidade de sementes produzidas.

Café

Uma cultura que vem aderindo ao uso dos criadouros de abelhas sem ferrão cada vez mais é o café.

“As mandaguaris também vêm sendo bastante direcionadas para plantações de café e são muito eficazes na polinização dessa cultura”, diz Pedro Moyses, que constrói criadouros para a criação racional de abelhas em casas e apartamentos na cidade.

Segundo ele “têm dado um resultado bem legal, os cafeicultores estão gostando bastante do resultado”.

Segundo Guilherme Campanha, os principais pontos que chamam a atenção são a melhora na qualidade dos grãos e na uniformidade do café.


+ Agronegócios