A idade que podemos ser mais felizes, de acordo com pessoas que já passaram por ela

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 5 de outubro de 2021 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Na faixa dos trinta anos a maioria das pessoas toma decisões importantes sobre seus futuros arranjos de trabalho, moradia e relacionamento

O estudo não diz o que é felicidade, mas qual a idade em que as pessoas se sentem mais felizes durante sua vida

Um estudo com 17.000 participantes de 13 países europeus apontou a faixa etária na qual as pessoas dizem ser a época mais feliz da vida: entre 30 e 34 anos de idade.

O estudo longitudinal foi publicado no repositório científico Springer Social Indicators Research e foi feito com pessoas que tinham 50 anos ou mais.

“Os resultados mostram que a probabilidade de viver o período mais feliz da vida apresenta uma relação côncava com a idade, com um ponto de inflexão por volta dos 30-34 anos”, diz a autora do estudo, Begoña Alvarez.

Não despenca

Segundo notícia do portal Exame, a autora do estudo é também professora no Departamento de Economia Aplicada da Universidade de Vigo, na Espanha.

Segundo ela, estudo também descobriu – de forma encorajadora – que a felicidade não necessariamente despenca após esse período no início dos 30 anos.

O time de pesquisadores, entretanto, reconhece que uma das limitações do estudo é a habilidade dos participantes de se lembrarem corretamente do passado.

A análise pode ir além de apontar a melhor época da vida para que as pessoas a aproveitem devidamente.

Os pesquisadores acreditam no uso dos resultados para a elaboração de políticas públicas para a população mais idosa.


+ Comportamento