A cada dois minutos existe uma pessoa ajudando a outra em algum lugar do mundo

  • Robson Leite
  • Publicado em 12 de maio de 2023 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Apenas 2,5% de todos os sinais de ajuda foram negados sem qualquer explicação, mostrou o estudo feito pela Universidade

Gentileza gera gentileza, isso é universal e agora comprovado cientificamente!

Um estudo feito em cinco continentes revelou que a cada 2 minutos, uma pessoa se dedica à outra em pequenas tarefas. E essas ações geram um vínculo e uma aura de bondade.

Os pesquisadores da UCLA, Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos Estados Unidos, analisaram momentos da vida comum na Itália, Polônia, Rússia, Austrália, Equador, Laos, Gana e Reino Unido.

O resultado da análise, publicado na revista Nature, mostraram que a solidariedade e a disposição para ajudar estão presentes no dia a dia, reforçando a importância da conexão humana e da construção de comunidades colaborativas.

Gentileza no cotidiano

Enquanto estudos anteriores buscavam respostas complexas sobre comportamento social, o foco atual é em ações mais simples e cotidianas, nas gentilezas do dia a dia.

Empenhados em compreender a origem desse comportamento humano, os pesquisadores exploraram questões como bondade, generosidade, raiva e curiosidade, analisando o quanto essas expressões são amplificadas ou reprimidas pela cultura.

São interações diárias entre estranhos e pessoas da mesma família. Ao final, concluíram que, na maioria dos casos, a ajuda mútua é uma realidade constante!

Cultura de amizade

Segundo Giovanni Rossi, sociólogo da UCLA que coordenou o estudo, a cultura tem um papel muito importante para dizer como o ser humano se porta em determinada sociedade e como ele preza pela gentileza mútua.

“Diferenças culturais como essas criaram um quebra-cabeça para entender a cooperação e a ajuda entre os humanos”, disse Giovanni, o primeiro autor do artigo.

O sociólogo disse que uma pergunta chave guiou a pesquisa: as pessoas são boas por natureza?

“Nossas decisões sobre compartilhar e ajudar são moldadas pela cultura com a qual crescemos? Ou os humanos são generosos e por natureza?”, acrescentou ele outras questões à pergunta chave.

Resultados positivos

Durante o estudo, foram observados diversos sinais de ajuda. Na lista estão detalhes como pedir para alguém limpar uma mesa de jantar e transportar um objeto pesado em um caminhão.

Os pesquisadores identificaram mais de 1.000 desses pedidos e analisaram as respostas obtidas.

Os resultados revelaram uma tendência encorajadora: as pessoas atenderam a esses pequenos pedidos de ajuda sete vezes mais do que recusaram e seis vezes mais do que simplesmente os ignoraram.

Rejeições

Embora as rejeições tenham ocorrido em até 11% dos casos, é importante ressaltar que 74% dessas recusas vieram acompanhadas de uma explicação sincera sobre a impossibilidade de prestar assistência.

Isso significa que apenas 2,5% de todos os sinais de ajuda foram negados sem qualquer explicação.

Segundo o portal Só Notícia Boa, esses números indicam uma disposição significativa das pessoas em ajudar umas às outras e um forte compromisso em comunicar os motivos pelos quais a ajuda não pôde ser oferecida em determinadas situações. Viva!


+ Ação Social