Aplicativo gratuito que será usado nos ônibus da São José atinge 5 mil cadastros

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de novembro de 2015 às 13:36
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Leia a notícia completa e baixe o aplicativo gratuito que será usado no transporte urbano local

Aplicativo pode ser baixado de graça e será utilizado de forma também gratuita pelos usuários da São José   (Foto Moovit)

O aplicativo Moovit, que será utilizado (gratuitamente) para acessar rotas, horários e pontos de parada dos ônibus da Empresa São José, concessionária do Sistema de Transporte Coletivo Urbano Integrado em Franca, já tem cerca de 5 mil cadastrados na cidade.

Mesmo sem estar em operação, as pessoas já baixaram o aplicativo e já fazem testes simulados de como o sistema funcionará na cidade, segundo informou o gerente da empresa concessionária Delismar Rodrigues da Silva.

BAIXE O MOOVIT

Para baixar o aplicativo gratuito acesse aqui:

http://moovitapp.com/pt-br/

O sistema Moovit já está instalado na Central da concessionária, faltando apenas a autorização da operadora EMDEF, para dar continuidade à configuração dos GPS dos ônibus com horários de chegada em cada ponto, os locais de parada e as linhas. 

O sistema foi implantado depois que o vereador Luiz Carlos Vergara (PSB), Líder do Governo na Câmara apresentou a Indicação nº 271/2015, datada de 18 de fevereiro deste ano, recebendo aval da empresa operadora do sistema integrado de transporte coletivo urbano na cidade. 

BENEFÍCIOS 

Segundo a Empresa São José, serão grandes os benefícios e funcionalidades do aplicativo que é gratuito e poderá ser baixado em qualquer celular (sistemas Android, IOS e Windows Phone). O aplicativo e de origem israelense e já é usado por cerca de 4,5 milhões de usuários, em 51 cidades do Brasil. 

CONFIGURAÇÕES

A concessionária, segundo o gerente Delismar, já contratou a instalação de dados operacionais do sistema, como pontos, itinerários, linhas e grade horária. 

TEMPO REAL 

Os dados serão oferecidos pelo aplicativo de celular, em tempo real, através dos GPS dos ônibus (que já são usados pela empresa para monitorar tempo de corridas e localização dos coletivos). “Tendo o aplicativo em seu celular, o usuário terá o horário exato, em minutos, em que o ônibus passará pelo ponto de parada onde ele se encontra”, disse o gerente da São José.

PRATICIDADE 

O aplicativo Moovit trabalha como um assistente pessoal de transporte e ajuda a planejar horários de chegadas e partidas em tempo real. O aplicativo tem um sistema de Busca Inteligente, por onde o usuário pode descobrir as melhores rotas para qualquer lugar em sua cidade. 

O passageiro do transporte coletivo pode procurar um lugar, endereço ou estação e comparar as opções disponíveis. Também pode ver instruções detalhadas de todo o caminho até o seu destino. O Moovit ainda permite o compartilhamento de informações entre os usuários. 

O usuário pode ver o que está por perto e explorar os arredores no mapa. É possível encontrar as paradas mais próximas e verificar os próximos horários de chegada das linhas ativas.

No Moovit é possível adicionar a residência, trabalho e outros lugares favoritos para o planejamento de viagem instantânea. Também pode se ver a próxima chegada das linhas favoritas e verificar o histórico de viagens para facilmente repeti-las. 

Uma vez em trânsito, o passageiro, com um clique controla sua viagem, mesmo se mudar de ideia quanto ao seu destino. Basta tocar em iniciar e a pessoa verá o seu Tempo Estimado de Chegada atualizado e será avisado quando deve desembarcar.

O Moovit também permite que as pessoas troquem notificações, relatando informações úteis sobre lotação das estação, limpeza e eventos ao vivo, até mesmo incidentes. Além disso, é possível receber notificações do seu operador local, quando disponível. 

EMPRESA 

A Moovit A Moovit é uma empresa de origem israelense que iniciou suas operações regionalmente em 2012, expandindo internacionalmente a partir do ano seguinte. Está em 700 cidades (inclusive Ribeirão Preto) e em 58 países, com 28 milhões de usuários. 


+ Cotidiano