Praça da Capelinha ganha Academia ao Ar Livre para pessoas com deficiência

  • Entre linhas
  • Publicado em 6 de março de 2020 às 21:41
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Escolha do local se deu por ser próximo à Sociedade de Instrução e Trabalhos para os Cegos

A Prefeitura de Franca acaba de instalar uma nova Academia ao Ar Livre, a primeira em local aberto com características especiais, destinada exclusivamente às pessoas com deficiência física e cadeirantes em geral, localizada na Praça da Capelinha, bem em frente à Rua Rio Grande do Sul. 

Mais de uma dezenas de equipamentos compõe o arsenal de aparelhos, com um painel ilustrativo e didático onde os usuários podem obter as orientações como melhor utilizar e obter os resultados desejados.

A escolha desse local não ocorreu por acaso, segundo o prefeito Gílson de Souza, ao explicar que essa é uma forma de inclusão da pessoa com deficiência que também tem o seu direito de praticar seus exercícios e garantir uma vida mais saudável. 

 E a opção por essa área, levou em consideração o fato de estar próxima à Sociedade de Instrução e Trabalhos para os Cegos, o que permitirá que muitas pessoas acolhidas na instituição possam fazer uso dessa estrutura. 

A Praça da Capelinha já conta com uma Academia convencional, porém, essa que acaba de ser montada é adaptada para que o cadeirante por exemplo, tenha acesso ao espaço de exercícios e com a cadeira se posicione junto aos equipamentos.

A Prefeitura cuida sistematicamente da manutenção das dezenas de Academias convencionais colocadas em outros locais públicos.

 As Secretarias de Serviços e Meio Ambiente e de Esportes, Arte e Cultura trabalharam de forma integrada para tornar realidade esse benefício parcialmente liberado para utilização desse público que na maioria das vezes está alijado de oportunidades. 

Foi construída uma estrutura de concreto que deve receber alguns cuidados de acabamento e pintura, além de serviços complementares de jardinagem. 

A outra Academia idêntica já existente na cidade, está instalada em ambiente fechado, no recinto do Parque de Exposições Fernando Costa. 


+ Esportes