Sarampo: campanha de vacinação termina dia 30 de novembro com Dia D

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 25 de novembro de 2019 às 00:19
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:03
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Objetivo da imunização de adultos é impedir a tendência de crescimento da transmissão do vírus do sarampo

Iniciada no dia 18 de novembro, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo segue em Franca disponível e toda a rede de UBSs e Núcleos de Saúde da Família. 

Números divulgados pela Vigilância Epidemiológica indicavam que pouco mais de 80 pessoas procuraram pelas UBSs nos dois primeiros dias de atendimento, ou seja, até o dia 20, das quais menos de 20 pessoas precisaram receber a vacina.

Trata-se de uma campanha seletiva que é voltada para aquelas pessoas que não estão com a sua carteira de vacinação em dia. Os alvos são pessoas adultas entre 20 a 29 anos, faixa etária que acumula o maior número de casos confirmados de sarampo, de acordo com o último boletim epidemiológico do Estado. 

São mais de 9 milhões de adultos jovens não vacinados contra a doença ou com o esquema vacinal incompleto, que deve ser com duas doses da vacina.

A realização dessa etapa da campanha ganha maior importância como forma de impedir a tendência de crescimento da transmissão do vírus do sarampo em jovens nessa faixa de idade que não tomaram as duas doses da vacina. 

A Secretaria de Saúde de Franca se mobiliza na organização das equipes para realizar no último dia da Campanha, 30 deste mês, o dia ‘D’, um sábado, em que todas as UBSs oferecerão atendimento das 8 às 17 horas.


+ Saúde