compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Com conhecimento, fotógrafos têm à disposição diversas áreas de atuação como moda, social e publicidade
Uma das áreas que mais sentiram os impactos das transformações tecnológicas do mundo contemporâneo foi a fotografia.
Acha exagero? Então, preste atenção. No século 19, era preciso esperar por oito horas até que uma mísera foto fosse revelada.
Simplesmente o tempo de uma viagem de avião entre São Paulo e Miami hoje em dia – e com risco da imagem se apagar em seguida.
Já no início do século 20, os primeiros flashes exigiam trocas de lâmpadas a cada disparo. Isso fazia cada profissional pensar mil vezes antes de apertar um botão e ir às ruas com seus bolsos e malas cheios de lâmpadas incandescentes.
Agora, isso tudo é inimaginável. Afinal, tornou-se possível registrar infinitas cenas nos smartphones em um piscar de olhos, com armazenamento na nuvem, de forma instantânea.
Especialização necessária
Assim, o profissional do ramo precisou se especializar ainda mais, ficando antenado às novidades sob pena de perder o bonde da história.
Mas, ao contrário do que muita gente imagina, a evolução da tecnologia não veio para limitar o fotógrafo.
Pelo contrário: democratizou o acesso à fotografia e tornou imprescindível o investimento em diferenciais que turbinam currículos e influenciam na qualidade artística de quem ganha a vida atrás da lente – seja de uma câmera analógica, digital ou um celular.
Aliás, as redes sociais tornaram ainda mais fácil a publicação dos portfólios, aproximando clientes e prestadores de serviços em poucos cliques ou curtidas.
Além disso, popularizou tendências do setor e potencializou o intercâmbio cultural, dando prosseguimento a uma revolução que parece nunca mais ter prazo para acabar.
Ou você já parou para pensar que uma das redes que mais fazem sucesso no mundo hoje, o Instagram, é baseada nas imagens que seus usuários publicam, seja no feed ou nos stories?
O que fazer?
Acredite, áreas de atuação não faltam aos fotógrafos. Por mais que a tecnologia evolua, o olhar único do especialista em imagem faz a diferença em eventos esportivos, de publicidade, moda, arquitetura, ciências, fotografia social e produção foto-jornalística.
Outra alternativa envolve a gestão de acervos, que é um potencial com grande possibilidade de expansão em tempos de digitalização de fontes históricas espalhadas pelo País.
Nesse cenário, sai na frente quem entende as transformações e consegue unir à parte prática com o conhecimento teórico.
Aliás, essa bagagem necessária para os profissionais tem início a partir do estudo da história da fotografia, da necessidade do olhar apurado para a construção de uma foto e das regras que norteiam os trabalhos ao longo dos séculos – e que podem ser quebradas e abrir novas oportunidades.
Um pacote que facilita o desenvolvimento de vários tipos de trabalho e a transformação do que o cliente deseja em uma imagem inesquecível.
Serviço
Quem busca o conhecimento acadêmico para a carreira na fotografia tem opções que se adequam a cada momento no mercado.
No caso do Bacharelado em Fotografia, o Centro Universitário Senac oferece, em três anos e meio de estudos, foco na produção digital, mas sem deixar de lado o processo analógico que permitiu o desenvolvimento do setor.
No curso, o aluno tem todas as ferramentas necessárias para se tornar um profissional da imagem, capaz de lidar e atuar também com imagens em movimento.
Por isso, o estudante conta com disciplinas que trazem conhecimentos da cultura videomaker, design gráfico e da pós-produção em multimídia.
Dessa forma, é possível experimentar com detalhes projetos audiovisuais, gráficos e produções em animação e efeitos gráficos. Um caldeirão de sucesso.
Tudo com aulas no campus Santo Amaro, em São Paulo, dotado de uma infraestrutura de ponta.
Já a Tecnologia em Fotografia experimenta, em dois anos de atividades nos campus Santo Amaro e Lapa Scipião, diversas técnicas que permitem um rápido ingresso no mercado de trabalho, voltado ao profissional empreendedor que precisa de uma base teórica para expandir seus negócios.