A dois meses do Natal, enfeites e panetones já são destaques nas lojas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 6 de outubro de 2019 às 22:36
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:53
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em Franca, comerciantes antecipam a chegada dos artigos típicos às prateleiras para aquecer as vendas

A dois meses para o Natal, as lojas de Franca e Ribeirão Preto já estão com as prateleiras lotadas de luzes, árvores e enfeites comemorativos. 

Os panetones, as castanhas e as frutas típicas também estão por toda parte nos supermercados. O comércio se antecipa para aquecer as vendas.

O vendedor Denis Henrique Marcelino diz que os conhecidos “piscas-piscas” de led estão em entre os itens mais procurados. Além de econômicas, as lâmpadas são mais seguras para evitar curtos-circuitos. 

Decorar as casas com as luzes já virou tradição entre os brasileiros. “As luzinhas realçam a decoração nas árvores e nas áreas externas. Então, elas são as campeãs de vendas mesmo. Todo ano a gente tem as tradicionais, que são as que decoram as árvores, e sempre tem lançamento, luzes que realçam mais e que trazem mais cor”, explica.

As bolas para a árvore de Natal também são tradicionais. É possível encontrar itens em diferentes materiais, cores, tamanhos e texturas. O brilho está sempre presente, seja em bonecos, castiçais, presépios ou nos talheres, pratos e copos para a ceia.

Nos supermercados, os artigos das festas de fim de ano estão nas prateleiras para quem gosta de investir no tema. Os panetones são variados, inclusive em versão sem açúcar. 

Para as crianças, há minipanetones e produtos com personagens de desenho animado. “Normalmente, a indústria é obrigada a começar a produzir bem antes para dar conta de produzir toda a demanda da categoria. Existe uma venda nesse período que, se estivesse no depósito da indústria, ficaria encalhado, parado”, diz Antônio Noventa, gerente de supermercado.


+ Economia