Terminam nesta sexta, 13, inscrições para concurso cultural ‘Parceiros da Saúde’

  • Entre linhas
  • Publicado em 12 de setembro de 2019 às 23:36
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Concurso é uma forma de mobilização social de “Agentes multiplicadores para o combate ao Aedes aegypti”

 Os estudantes das redes de ensino de Franca, nos âmbitos municipal, estadual e particular tem até essa sexta-feira para confirmar participação no Concurso Cultural ‘Parceiros da Saúde’, organizado pela Prefeitura, através de sua Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária. O prazo que terminaria no dia 10 foi prorrogado até este dia 13, a pedido dos participantes e a inscrição deve ser feita nas próprias escolas. Serão 4 itens: frase, desenho (que vai ilustrar campanhas e o calendário 2020), produção de texto e produção de um vídeo digital.

      Esse concurso é uma forma de mobilização social denominada de “Agentes multiplicadores para o combate ao Aedes aegypti”,  que tem o propósito de envolver o máximo de atores, estudantes, suas famílias, os educadores e demais pessoas  da comunidade. Junto com a Prefeitura participam a Delegacia Regional de Ensino e Secretaria Municipal da Educação. Dentre outros objetivos, busca subsidiar a formação dos alunos como fomentadores da sociedade no combate ao Aedes aegypti, o mosquito causador da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

     A Campanha com isso quer também incentivar e educar as pessoas a desenvolverem atitudes de responsabilidade ambiental e de conscientização sobre a corresponsabilidade no cuidado do espaço onde se vive sua manutenção e limpeza, garantindo assim uma geração consciente e multiplicadora de conhecimento.  Visa ainda, alertar para os sintomas dessas doenças e a procura aos serviços de saúde e não automedicação. Com o aumento de casos de dengue e infestação do mosquito Aedes aegypti no município, as preocupações aumentaram.

Números preocupantes

     Os números deste ano,  apurados até a última semana, indicam o registro de mais de 8,2 mil mil notificações de dengue na cidade, com mais de 2,1 mil casos autoctones. Chikungunya e Zika em gestantes apresentam 116 e 21 notificações, respectivamente, sem casos confirmados até o final de agosto. No ano passado (2018), os dados levantados pela Vigilância Epidemiológica de Franca, mostram que a dengue teve 310 notificações, com 227 confirmações, já chikungunya finalizou 2018 com 10 notificações e 4 confirmados, seguido da Zika com 3 notificações, sem confirmações. Portanto, a luta contra o Aedes aegypti precisa continuar.

     O trabalho sistemático de prevenção e educação sobre o Aedes aegypti é realizado pelas secretarias de Educação e Saúde com apoio da Diretoria de Ensino de Franca. O concurso cultural “Parceiros da saúde no combate ao Aedes aegypti” promove os alunos como agentes fomentadores da sociedade no combate as arboviroses e a desenvolverem atitudes de responsabilidade ambiental, além de conscientizá-los sobre a corresponsabilidade no cuidado do espaço onde se vivem e a sua manutenção e limpeza, garantindo assim uma geração consciente e multiplicadora de conhecimento.

     Em sua 12ª edição, o concurso Cultural ‘Parceiros da Saúde no Combate ao Aedes Aegypti’, os trabalhos apresentados serão selecionados no correr no curso da próxima semana e a premiação será feita solenemente, em cerimônia a ser realizada no Teatro Municipal.  Até final do mês serão conhecidos os classificados. A frase eleita será utilizada nas campanhas e os desenhos ilustrarão o calendário anual produzido pela Vigilância Sanitária Municipal.  Existe na unidade uma estrutura com profissionais aptos a realização de ações nas escolas, escolas oferecendo orientação, palestras, empréstimos das fantasias, disponibilizando também material educativo, informativos e cartazes, etc.

      Mais informações com Elaine Bezerra, nos tels. 3711—9408/9415.


+ Cultura