Tecnologia da F1 equipará ônibus urbanos em Franca e ajuda a reduzir poluição

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de agosto de 2019 às 11:56
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:45
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Instalação do sistema está prevista para março de 2020 e resultará em viagens mais confortáveis

A concessionária de ônibus urbanos de Franca, Empresa São José, implantará um sistema de telemetria, moderna tecnologia embarcada similar à utilizada nos carros de Fórmula 1 e motocicletas do Moto GP. 

A implantação está prevista para ser instalada nos 100 ônibus e nas vans que transportam as pessoas com deficiência da operadora. 

“O grupo do qual a São José faz parte iniciou a implantação do sistema de telemetria neste ano. No cronograma de instalação, a cidade de Franca será uma das primeiras a receber a tecnologia”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação da concessionária.

Quando o sistema entrar em operação, a estimativa é de uma redução de até 1,2 tonelada diária na emissão de poluentes na atmosfera. 

“A telemetria, além de contribuir para reduzir a poluição, trará diversos outros benefícios para a comunidade, usuários e motoristas. A tendência, a partir de agora, é que as viagens fiquem mais confortáveis e seguras para todos”, explica Barddal. 

Toda a operação será controlada em tempo real e as pessoas que estiverem dentro do Centro de Controle Operacional (CCO) terão informações como rotação do motor, o consumo, a temperatura do óleo, a velocidade e se a frenagem

O sistema também informa se as curvas e as acelerações foram realizadas dentro dos parâmetros, de forma a oferecer uma prestação de serviços ainda melhor aos usuários. 

Os motoristas também terão acesso às informações, pois será instalado um painel com luzes nas cores verde, amarelo, laranja e vermelho. 

Eles poderão saber, por exemplo, se a aceleração e a frenagem estão sendo feitas de forma suave. E se a velocidade estiver excessiva, saberão na hora. 

“Com o emprego da tecnologia, a São José estima uma redução no consumo de combustível, menor número de acidentes e ainda redução no número de quebras”, diz o diretor. 

A telemetria também conta com uma função denominada shutdown, ou seja, se o motorista deixar o veículo ligado por um período superior a três minutos, seja na garagem, dentro dos terminais ou ainda nos pontos iniciais ou finais, em marcha-lenta, o motor será desligado automaticamente. 

A tecnologia está instalada nos ônibus urbanos de Campinas que fazem parte do grupo empresarial ao qual a São José faz parte. 

Os números apresentados são bem significativos: a redução em 50% no número de quebras nos ônibus, redução de 65% nas reclamações relacionadas à dirigibilidade e 60% a menos de acidentes. 

“É possível saber se há superaquecimento no motor. Agora, com a telemetria, se o CCO perceber qualquer anomalia, imediatamente é emitido um aviso de alerta para que o motorista pare o ônibus imediatamente, evitando quebras ou minimizando riscos de acidentes”, explica. 

Outro detalhe importante é que o sistema permite a valorização dos melhores profissionais e alguns vícios, como acelerações e frenagens bruscas, ficarão mais perceptíveis para os próprios motoristas. 

“Espera-se, inclusive, que haja uma mudança na maneira de condução dos veículos. E todo mundo ganha com isso: a cidade, o usuário e os profissionais do setor”, afirma Barddal. 

O que é telemetria? 

A telemetria permite controlar e medir qualquer coisa à distância. Com essa moderna tecnologia, você tem acesso às informações importantes relacionadas às máquinas em geral, automóveis, geradores, barcos, guindastes e ônibus, entre outros. 

O sistema permite que os motoristas, as empresas e gestores obtenham os dados de forma automática, parado ou em movimento. Independente da distância é possível coletar e acompanhar as informações em tempo real.


+ Trânsito