CVV Franca completa 38 anos de apoio emocional para prevenção ao suicídio

  • Entre linhas
  • Publicado em 22 de junho de 2019 às 18:43
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:37
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Posto celebra aniversário neste mês de junho, com mais de 20 mil atendimentos realizados nesses anos

Depressão, dificuldades em lidar com situações profissionais ou pessoais, solidão, medo, insegurança, tristeza. Independente do motivo, a Organização Mundial da Saúde – OMS estima que, nos últimos 45 anos, a taxa de suicídio cresceu 60% no mundo. Isso significa que, a cada ano, um milhão de pessoas tiram a própria vida – uma taxa de mortalidade de 16 por 100 mil habitantes, ou o mesmo que uma morte a cada 40 segundos. A notícia fica ainda pior por conta da expectativa de que esse número dobre até 2020.

Para tentar minimizar o problema, existe o trabalho do CVV – Centro de Valorização da Vida, que acaba de completar 38 anos em Franca, oferecendo apoio emocional e auxiliando as pessoas angustiadas, tristes ou que se sentem solitárias.

Ao longo de seus 38 anos, o CVV de Franca contabilizou mais de 20 mil atendimentos. Hoje, funcionando todos os dias, ele conta com um corpo de voluntários treinados, técnica e emocionalmente para os atendimentos, se revezando em plantões a fim de oferecerem apoio, com a escuta acolhedora e a conversa compreensiva. Este clima permite ao voluntário transparecer que, naquele momento, existe alguém disponível e preocupado com os sentimentos da outra pessoa, com foco nas emoções do indivíduo naquele momento.

Inicialmente criado para combater o suicídio, hoje o CVV entende que seu trabalho está cada vez mais voltado a ampliar o contato com a população em qualquer momento difícil. Recentemente, para ampliar o escopo de seu atendimento, o CVV criou o atendimento via chat. Com isso, por meio da internet é possível ajudar até mesmo brasileiros que estão fora do país e aumentar o alcance do atendimento aos mais jovens, que possuem mais familiaridade e estão acostumados a se comunicar pela internet.

Em Franca, o CVV funciona à Rua Carlos do Carmo, 419, Cidade Nova. E para falar com um dos voluntários, a qualquer dia da semana, basta ligar para 188.


+ Saúde