Uva passa previne doenças como o câncer, Alzheimer, Parkinson e demência

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 3 de fevereiro de 2016 às 17:30
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:36
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Fruto seco possui nutrientes importantes e fornece inúmeros benefícios para a saúde

​A aparência escura e destorcida, enrugada e seca pode passar uma impressão negativa da uva passa, mas saiba que, além de deliciosa, ela pode ser uma grande aliada na sua alimentação, pois traz inúmeros benefícios para a saúde.

Isso acontece pois elas são desidratadas, o que potencializa os seus compostos, como os  fenólicos, que atuam como antioxidantes, combatendo os radicais livres. As uvas passas também contêm fibras, potássio, vitaminas do complexo B, vitamina E e vitamina K, sendo um dos frutos secos mais nutritivos que existe.

Confira os seus benefícios:

FONTE DE ENERGIA:

Ajuda no sistema imunológico, promove a absorção de vitaminas, proteínas e outros nutrientes para o seu corpo. Elas são ricas em açúcares, especificamente frutose e glicose.

PROMOVE A SAÚDE OSSEA:

O cálcio é muito importante no fortalecimento dos ossos e dos dentes e a uva passa é rica nesse nutriente. Para mulheres que se encontram no período da menopausa, as uvas passas são uma boa opção de lanche, pois ajudam a prevenir o desenvolvimento da osteoporose.

AJUDA NA SAÚDE BUCAL:

Diferente dos doces, a uva passa contêm ácido oleanólico, que fornece proteção contra a cárie dentária, e impede o crescimento de bactérias nocivas que podem causar gengivite e outras doenças periodontais.

MELHORA A DIGESTÃO:

Por ter efeito laxante, a uva passa ajuda o intestino a funcionar com precisão. O seu consumo promove o movimento intestinal regular, com as fibras varrendo as toxinas e resíduos do trato gastrointestinal.

PREVINE DOENÇAS:

A uva passa protege e ajuda a previnir algumas doenças como, por exemplo, o câncer, Alzheimer, Parkinson e demência. Os problemas cardiovasculares também são evitados com o consumo de passas, uma vez que elas possuem catequina, um antioxidante muito eficaz para eliminar o colesterol e limpar as artérias.

É AFRODISÍACA:

As uvas passas são consideradas afrodisíacas em vários países. Essa capacidade pode ser exemplicada pelo fato do fruto seco apresentar propriedades energéticas, além de sua dose de aminoácidos (arginina) que estão relacionados ao aumento da libido sexual.

Além disso, a uva passa também é uma ótima opção para substituir o doce quando você sente aquela vontade irresistível de comer alguma sobremesa, não engorda e ainda promove sensação de saciedade.

É recomendado que as mulheres comam 1,5 xícara do fruto seco diariamente enquanto os homens devem consumir duas xícaras.

Veja uma receita incrível com o ingrediente e usufrua de seus benefícios.

RECEITA DE PÃO DE PASSAS COM CANELA

Ingredientes:

  • 350 g de leite semi-desnatado
  • 240 ml de água quente
  • 15 g de fermento biológico seco
  • 3 ovos
  • 100 g de açúcar
  • 1 colher (chá) de sal
  • 120 g de margarina ou manteiga em temperatura ambiente
  • 150 g de passas
  • 1 kg de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de leite semi-desnatado
  • 150 g de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de canela em pó
  • 2 colheres (sopa) de manteiga derretida

Modo de preparo:
Preparo: 30 minutos

Cozimento: 45 minutos

Tempo adicional: 2 horas e 5 minutos  

Pronto em: 3 horas e 20 minutos 

  1. Em uma panela aqueça o leite até que ele comece a borbulhar. Retire do fogo e deixe que fique morno.
  2. Dissolva o fermento em água morna, até que fique totamente diluído. Acrescente os ovos, o açúcar, a manteiga ou a margarina, o sal e as passas. Misture todos os ingredientes e adicione o leite já frio. Continue misturando. Aos poucos, vá acrescentando a farinha de trigo até formar uma massa pesada.
  3. Em uma superfície enfarinhada, trabalhe a massa por alguns minutos. Transfira a massa para uma tigela grande e untada. Passe a massa na margarina. Cubra com um pano limpo e úmido,e deixe-a massa descansando até que dobre de tamanho.
  4. Numa superfície enfarinhada, abra a massa formando um grande retângulo, nao muito espesso. Umedeça a massa com 2 colheres de sopa de leite. Misture o açúcar com a canela e polvilhe sobre a massa umedecida. Enrole a massa, apertando bem. Este rolo deve ter aproximadamente 7,5 cm de diâmetro. Corte este rolo em 3 pães e pressione as extremidades. Unte 3 formas de bolo inglês e coloque os pães. Passe levemente um pouco de manteiga ou margarina sobre os pães. Deixe que a massa cresça novamente por 1 hora.
  5. Asse em temperatura média (175 C) por 45 minutos, ou até que os pães estejam levemente corados. Remova os pães do tabuleiro e pincele-os com a manteiga deretida. Deixe esfriar para que possa cortá-los.


+ Saúde