HISTÓRIAS DA MÚSICA BRASILEIRA

  • mmargoliner
  • Publicado em 30 de janeiro de 2016 às 21:17
  • Modificado em 30 de janeiro de 2016 às 21:17
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ó ABRE ALAS


Quem já tem mais de 16 e alguns, como eu, com toda a certeza “pulou” carnaval na áurea época quando a festa acontecia em salões. Hoje, isso “já era” !

Eu, não só pulei, como fiz pular ! Foram dezenas de carnavais por este Brasil afora, com diversas bandas e orquestras.

Pois bem, uma das músicas campeãs na preferência da galera , ao lado de “Me dá um dinheiro aí”, “Alah_La-Ô”, “Jardineira”, “Cidade Maravilhosa”  e outras, foi, durante longo tempo, “Ó abre alas, que eu quero passar…” Refrão pegajoso e despretensioso.

“Ó Abre Alas” foi composta em 1899 . Sua autora foi uma verdadeira revolucionária da música brasileira :  Francisca Edwiges Neves Gonzaga, consagrada simplesmente como  Chiquinha Gonzaga. Nasceu no Rio, em 17 de outubro de 1847 e faleceu aos 87 anos, em 28 de fevereiro de 1935. Compositora e pianista, foi a primeira maestrina brasileira. Como maestrina, foi a primeira mulher brasileira a reger uma orquestra. A história registra também que foi ela a primeira pianista “chorona” (intérprete de chorinhos) e autora da primeira marcha carnavalesca com letra, a nossa “Ó abre alas”.

TEM  GENTE  BOA DE VOLTA AOS PALCOS


Tem, sim… Com a volta do guitarrista e cantor Zûk Chagas dos Estados Unidos, a “Fita Crepe” volta a reunir seus incontáveis seguidores e admiradores em memorável noite no concorrido CDA Motorocker Bar no evento denominado “Fita Crepe- O Retorno”. Sucesso absoluto !

Diego Randi, mega baixista e Paulim Campos, baterista sem concorrência, compõem juntamente com Zûk,  a banda, que mostra em seus shows, inteligentes releituras de grandes sucessos, consagrados através das décadas pelos maiores nomes do rock da melhor qualidade.

Seu repertório de músicas próprias também recebe a reverência da moçada sendo, inclusive, muito solicitado para execução em programas de rádio dedicados ao segmento.

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Grandes originais e primorosas releituras vocais e instrumentais da música universal de todos os tempos. Coisas que , NORMALMENTE, você não ouve por aí.

Sábado às 9h e domingo às 10h da manhã na Mais Brasil FM-Franca–SP-101,3 Mhz.

Sábado às 11h e domingo 12h em www.francanoticias.com.br.

Sábado e domingo às 11h da manhã em www.radionovaip.com.br-Ribeirão Preto-SP.

Sábado e domingo às 20h em www.ponto1000.com- Ribeirão Preto-SP.

Aguarde mais endereços. Não abro mão de você.

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero