Lua de Morango ocorrerá às 20h57 (horário de Brasília). No Hemisfério Sul, porção onde nosso país fica, o satélite natural estará mais alto
Saiba como assistir ao fenômeno da Lua de Morango nesta segunda-feira (29) e entenda o motivo histórico por trás do apelido do satélite (Foto Segredos do Mundo)
Além das atenções voltadas para a partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, a noite da próxima segunda-feira (29 de junho) reserva um espetáculo astronômico nos céus do país.
Trata-se do fenômeno conhecido popularmente como “Lua de Morango”, termo utilizado pela ciência e por observadores para caracterizar a primeira lua cheia que ocorre durante o mês de junho.
De acordo com estimativas e cálculos divulgados por portais especializados em astronomia, o ápice do evento no território nacional está previsto para ocorrer exatamente às 20h57, pelo horário oficial de Brasília.
O satélite natural estará posicionado de forma favorável em toda a porção do Hemisfério Sul, garantindo ótimas condições de visibilidade para os observadores brasileiros.
Origem do Nome e Dicas de Visualização
Apesar do apelido sugestivo, os astrônomos esclarecem que o astro não sofrerá alteração real em sua coloração, mantendo o tradicional tom brilhante e prateado.
A nomenclatura foi cunhada historicamente por tribos nativas norte-americanas, que utilizavam as fases e ciclos lunares como um calendário natural para mapear o período ideal de colheita de frutas silvestres na região.
Para acompanhar o espetáculo astronômico, não há necessidade de utilização de equipamentos profissionais como telescópios ou binóculos, sendo o evento totalmente visível a olho nu.
Especialistas recomendam que os interessados busquem locais elevados e com o mínimo possível de interferência de luminosidade artificial ou poluição visual urbana para garantir uma melhor experiência.