A partir da próxima semana, adultos com menos de 50 anos devem se vacinar

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 23 de julho de 2018 às 09:27
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:53
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vacinas em adultos segue orientação do Ministério da Saúde, que quer evitar surto no país

A partir da próxima semana, os francanos deverão ficar atentos ao calendário de vacinação. Os adultos com menos de 50 anos de idade deverão procurar as Unidades Básicas de Saúde do município para se vacinar contra o sarampo. 

A iniciativa de prevenção do Ministério da Saúde deverá ocorrer entre os dias 6 e 31 de agosto e visa a evitar surtos da doença em todo o país.

Quem tiver até 30 anos de idade, deverá receber duas doses da vacina, ao passo que as pessoas de 31 a 50 anos serão imunizadas com apenas uma dose. Toda a ação é custeada pelo Governo Federal e gratuita aos francanos. A idade mínima para receber a vacina é um ano completo.​

A ação do governo ocorre diante do risco da volta de doenças contagiosas consideradas erradicadas no Brasil – como sarampo e repetirá as campanhas específicas, como era comum no país nos 1980 e 1990, com ótimos resultados.

Em agosto, com este objetivo, ao invés da campanha de multivacinação, o Brasil terá uma ação focada na prevenção da pólio e do sarampo, com investimentos de R$ 30 milhões.

Em 2017, todas as vacinas oferecidas gratuitamente ficaram abaixo da meta de 95% preconizada pela Organização Mundial de Saúde para o controle de doenças infecciosas. Em 2011, por exemplo, as coberturas para pólio e sarampo – consideradas graves – eram de 100%. As campanhas visam atingir a totalidade dos brasileiros.


+ Saúde