Vereadores de Franca questionam sobre infraestrutura, limpeza e segurança na Câmara

  • Marcia Souza
  • Publicado em 31 de março de 2026 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Parlamentares utilizam de seus mandatos para questionarem poder público sobre demandas levantadas pela população de Franca

Os vereadores da Câmara de Franca colocaram na pauta de discussões da sessão desta terça-feira um total de 11 requerimentos sobre temas diversos e demandas da população de Franca.

Entre os temas, o Requerimento nº 218/2026, de autoria do vereador Marcelo Tidy (MDB), solicita informações sobre a possibilidade de notificação da empresa concessionária do transporte público para que realize a manutenção dos abrigos em pontos de ônibus da cidade.

O parlamentar também assina o Requerimento nº 231/2026, que trata da necessidade de notificar a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) para retirada de fios soltos e espalhados pelas vias públicas.

O vereador Zezinho Cabeleireiro (PSD) concentra o maior número de propostas na pauta, com cinco requerimentos. No Requerimento nº 220/2026, ele pede providências urgentes para limpeza e remoção de lixo e entulho em um posto de saúde localizado na Rua Ouvidor Freire, na área central.

Em discussão e votação única, o Requerimento nº 221/2026, de autoria do vereador Zezinho Cabeleireiro (PSD), que trata da valorização dos profissionais da educação infantil no município.

No documento, o parlamentar solicita que seja encaminhado ofício ao prefeito para que informe quando serão adotadas as providências necessárias para a aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026 em Franca.

A norma estabelece a equiparação de vencimentos e a progressão de carreira dos professores da educação infantil em relação aos demais profissionais do magistério do sistema municipal de ensino.

Já os Requerimentos nº 222, 223, 224, 225 e 226/2026 pedem explicações do Executivo sobre a não execução de indicações anteriores que solicitam recapeamento em vias dos bairros Jardim Brasilândia e Jardim Paulistano, incluindo as ruas Curitiba, João Pessoa, São Maceió e São Luís.

A vereadora Andréa Silva (REPUBLICANOS) apresenta o Requerimento nº 227/2026, no qual questiona a existência de cronograma de melhorias e reparos nos campos de futebol do município, especialmente em relação à iluminação e aos alambrados.

Na área de infraestrutura urbana, o vereador Claudinei da Rocha (MDB) é autor do Requerimento nº 229/2026, que busca informações sobre o cronograma e a previsão de início das obras de combate às enchentes e alargamento de córregos em Franca.

O Requerimento nº 231/2026, de autoria do vereador Marcelo Tidy (MDB), chama atenção para uma demanda recorrente da população: a situação de fios soltos e espalhados em diferentes pontos da cidade.

A proposta solicita ao Executivo informações sobre a possibilidade de notificar a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) para que realize a retirada e o recolhimento de cabos pendurados em postes e vias públicas. A preocupação envolve não apenas a poluição visual, mas também riscos à segurança de pedestres, ciclistas e motoristas.

De acordo com o requerimento, a medida busca entender se há previsão de atuação mais efetiva junto à concessionária responsável pelo fornecimento de energia, além de eventuais ações de fiscalização e organização da fiação urbana.

Voltado à segurança pública, o vereador Gilson Pelizaro (PT) assina o Requerimento nº 232/2026, solicitando esclarecimentos sobre a possibilidade de ampliação do contingente da Guarda Civil Municipal.

O vereador Leandro O Patriota (PL) apresenta o Requerimento nº 238/2026, que requer informações sobre os valores repassados para auxílios aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) no município.


+ Política