Basquete: Brasil enfrenta Colômbia em eliminatórias para a Copa do Mundo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de julho de 2018 às 15:01
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:50
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Lucas Dias teve boa atuação contra Venezuela e deve começar jogando também nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (2), a Seleção Brasileira de basquete entra em quadra buscando uma vitórias na fase classificatória para a Copa do Mundo FIBA 2019, a ser realizada na China. 

Na sexta-feira, a seleção perdeu para a Venezuela, em Caracas, e agora precisa buscar nesta segunda, contra a Colômbia, em Medellín, às 18h, a reabilitação dentro da competição. A equipe ocupa a segunda colocação, atrás da Venezuela.

O jogo será transmitido pelo canal de TV a cabo Esporte Interativo e pela internet através do site livebasketball.tv. São as rodadas 5 e 6 desta fase. O Brasil venceu os quatro primeiros jogos e tem somente um derrota. No primeiro turno, em casa, a seleção venceu sem dificuldades a Colômbia por 84 a 49.

O Brasil conta, no elenco, com quatro atletas do SESI Franca Basquete: os pivôs Cipolini, Lucas Dias e Hattsheimeir, e o ala Jimmy. Dias deverá começar jogando ao lado de Anderson Varejão, após boa partida, contra a Venezuela, na sexta.

Por outro lado o Brasil não poderá contar com a jovem promessa Cristiano Felício, de 25 anos. O pivô do Chicago Bulls foi impedido pela NBA, alegando que o seguro do jogador não cobriria estes jogos. 

O ala Gui Bento, 21 anos (do Pinheiros-BRA) e o armador Rafa Luz, 26 anos (que jogou a última temporada pelo Franca), foram cortados pelo técnico croata Aleksandar Petrovic devido a questões físicas.

Confira a lista dos atletas disponíveis para Petrovic nestes dois jogos:

Armadores

Marcelinho Hertas, 35 anos (Baskonia-ESP)

Yago Santos, 19 anos (Paulistano-BRA)

Scott Machado, 28 anos (South BayLakers-EUA)

Alas

Victor Benite, 28 anos (Murcia-ESP)

Léo Meindl, 25 anos (Paulistano-BRA)

Johnathan Luz, 31 anos (Paulistano-BRA)

Jimmy Oliveira, 28 anos (SESI Franca-BRA)

Pivôs

Lucas Dias, 22 anos (SESI Franca-BRA)

Lucas Cipolini, 32 anos (SESI Franca-BRA)

Renan Lenz, 27 anos (Bauru-BRA)

Rafael Hettsheimer, 32 anos (SESI-BRA)

Anderson Varejão, 35 anos (Flamengo-BRA)

O torneio

A fase classificatória das Américas para a Copa do Mundo reúne 16 seleções das quatro regiões do continente divididas em quatro grupos. O Brasil está no Grupo B, com Chile, Colômbia e Venezuela. São disputados jogos de ida e volta, totalizando 6 rodadas. De cada um dos quatro grupos passam três equipes para a segunda fase, na qual as doze seleções serão divididas em dois grupos, que também terão duelos de ida e volta, totalizando dez rodadas.

Fim da suspensão

Boa notícia do basquete nacional é que no último dia 18 de junho a Federação Internacional de Basquete (FIBA) retirou em definitivo a suspensão da Confederação Brasileira de Basquete (CBB). 

No fim de 2016 a FIBA suspendeu as seleções brasileiras e clubes nacionais de disputarem torneios internacionais – da FIBA – como forma de punir a CBB, que viveu ali o auge de uma crise que se arrastava havia anos. 

Novas eleições foram realizadas, novos pactos foram firmados e, em junho de 2017, após sete meses de punição, o Brasil voltou a disputar competições internacionais, mas em status de observação. Após um ano em observação, a FIBA recolocou a CBB nas disputas internacionais.​


+ Basquete