Atletas do Franca assistem a Copa em Campinas, com a seleção de basquete

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de junho de 2018 às 09:04
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alguns são fanáticos em futebol, mas novo pivô do SESI Franca, Hatt admite: “Meu negócio é basquete”

​A Seleção Brasileira de Basquete está em ritmo intenso de treinamentos em Campinas, visando as partidas contra Venezuela, dia 29 de junho, em Caracas, e Colômbia, dia 2 de julho, em Medellín, válidas pela terceira janela da classificatória das Américas para a Copa do Mundo FIBA 2019, a ser realizada na China.

Mas, apesar do foco na bola laranja, os jogadores da Seleção também estão interessados em outra Copa do Mundo: a de futebol. Embora o fuso horário da Rússia de seis horas a mais não jogue a favor dos comandados do técnico Aleksandar Petrovic, já que o treino da manhã acontece justamente entre os dois primeiros jogos do dia, boa parte do elenco tem se esforçado para acompanhar o máximo que pode pela televisão.

Entre eles o próprio Petrovic, que não disfarça a alegria pela campanha de sua Croácia, que bateu a Nigéria por 2 a 0 e a Argentina por 3 a 0 e lidera o grupo D. Os brasileiros puderam dar um tempo nos treinos e assistir, com aval e junto do técnico, o confronto da nossa Seleção de futebol contra a Suíça, no último domingo, e na sexta, diante de Costa Rica.

Dois dos mais empolgados do elenco com a participação da Seleção na Rússia, Yago e Rafa Luz atacaram de comentaristas e acharam o time de Tite muito nervoso. No entanto, a dupla de armadores confia na recuperação do Brasil.

Entre os expectadores, estão os quatro jogadores do SESI Franca Basquete que estão no elenco da seleção, Cipolini, Jimmy, Hatt e Lucas Dias. Rafael Hettsheimeir até assistiu, mas admitiu que seu negócio é mesmo o basquete. 

O pivô, que acaba de trocar o Bauru por Franca, até acompanhou a estreia brasileira, mas apontou o intenso ritmo dos treinamentos como desculpa para admitir que não tem acompanhado a Copa do Mundo da Rússia.

“Não temos tido muito tempo por conta dos treinos aqui em Campinas, mas pelo que assisti do jogo do Brasil, contra a Suíça, até gostei, apesar do empate. Fora o jogo do Brasil, admito que não assisti praticamente nada. Na verdade, não costumo acompanhar muito futebol, apesar de torcer para o São Paulo. Meu negócio é basquete mesmo. Sou são-paulino desde criança, mas nem sei quem é o técnico (risos)”, reconheceu.

Um croata infiltrado

Ao contrário de Hettsheimeir, Petrovic adora futebol e tem acompanhado o máximo possível da Copa do Mundo. Radiante com a melhor estreia de seus país em Copas nos últimos 20 anos, o treinador da Seleção falou sobre as chances de classificação dos croatas às oitavas e também lamentou os erros de arbitragem contra o time de Tite.

“Começar uma Copa do Mundo para a Croácia ganhando a primeira partida, o que só tinha acontecido uma vez, é um coisa boa e muito linda. Ganhar da Argentina por 3 x 0, então, nem se fala. O primeiro erro do goleiro argentino decidiu a partida. Estou muito feliz pelo Modric, que tem 32 anos, e outros jogadores que estão jogando a última Copa. Mas ninguém na Croácia, nem o próprio técnico, poderia imaginar que com dois jogos a Seleção somasse seis pontos”, disse o técnico de basquete.

Para Petrovic o Brasil foi prejudicado pela arbitragem na estreia e, mesmo com a classificação da Rússia assegurada, ele não está convencido com o ótimo desempenho dos donos da casa nesse início de Copa.

“Todo mundo tem falado da Rússia, mas eles enfrentaram adversários fracos. Gostei muito da Bélgica, que tem um timaço. Também gostei da Sérvia e vi algumas surpresas, como a Islândia, que fez uma grande partida diante da Argentina. Está sendo uma Copa muito tática, mas a partir do mata-mata as coisas vão voltar ao normal e a qualidade vai prevalecer. A grande decepção, sem dúvida, até o momento, é a Alemanha”, analisou.

Rafa Luz, que jogou a última temporada pelo Franca mas não deve permanecer no time, concorda em partes com seu treinador. Embora também coloque os alemães, além de espanhóis e argentinos, como principais decepções até o momento, o armador se mostrou surpreso com as vitórias da Rússia. No entanto, o que mais chamou sua atenção nesses nove primeiros dias de Copa foi o craque do Real Madrid.

“O Cristiano Ronaldo é um fenômeno e quer demais essa Copa do Mundo porque é um título que Portugal nunca ganhou. Ele está chamando a responsabilidade nos ombros dele e sei que é capaz de fazer isso”, afirmou o armador.


+ Basquete