400 estudantes de Franca e região disputam vaga para intercâmbio de inglês

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 29 de novembro de 2025 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Avaliação de proficiência de língua inglesa foi aplicada nas próprias escolas estaduais até a última sexta-feira (dia 28)

As escolas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) aplicaram, até a última sexta-feira (28), a prova de seleção do Programa Prontos pro Mundo, iniciativa que leva 500 estudantes por semestre para intercâmbio de três meses em um país de língua inglesa.

A avaliação de proficiência de língua inglesa é uma das etapas para que a Educação conheça os alunos que viajarão no segundo semestre de 2026. Em todo o estado, 34,4 mil candidatos foram convocados para fazer as provas nesta semana, dos quais cerca de 400 de escolas de Franca e cidades da região.

Consulte a lista

A lista completa de alunos chamados para a prova pode ser conferida aqui. De acordo com as regras do Prontos pro Mundo, foram habilitados a participarem das provas os estudantes que:

Estão matriculados na 1ª série do Ensino Médio neste ano;

Fizeram as provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) em 2024, quando eram estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental;

Registraram ao menos 90% de frequência escolar no ano passado;

Conquistaram o certificado no nível 3 (ou superior) no curso de inglês online oferecido pela Secretaria da Educação.

Mais participantes

A partir deste ano, a Educação ampliou a possibilidade de participação para estudantes que, no Ensino Fundamental, estavam matriculados desde o 6º ano nas redes municipais de ensino no estado e que agora são da rede estadual paulista.

As provas de seleção do Prontos pro Mundo foram realizadas nas próprias escolas estaduais. O resultado e a seleção dos 500 classificados para a viagem do primeiro semestre do ano que vem deve ser divulgado no início do próximo ano.

Por meio do programa Prontos pro Mundo, a Secretaria da Educação deve enviar, anualmente, 1.000 estudantes que frequentarão aulas nas escolas de high school, etapa semelhante ao Ensino Médio brasileiro e ficarão hospedados em casas de família.

Confira a lista dos 34,4 mil estudantes classificados para as provas do Prontos pro Mundo aqui.


+ Cidades