Como evitar acidentes domésticos com as crianças? Veja dicas que vão ajudar!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 27 de julho de 2025 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pediatra lista medidas simples, mas que podem fazer toda a diferença para não ter problemas de acidentes domésticos com crianças

É importante se cercar de todos os cuidados para manter as crianças seguras mesmo dentro de casa – foto Arquivo

 

Infelizmente, é bastante comum acontecerem acidentes domésticos com crianças, especialmente em períodos de férias ou feriados, quando elas ficam mais tempo em casa.

Casos de quedas, choques, queimaduras, intoxicações e afogamentos envolvendo os pequenos podem causar desde consequências menos graves até fatalidades.

Assim, é muito importante tomar todas as medidas necessárias para que seus filhos fiquem seguros dentro de casa. E algumas dicas simples já podem ajudar bastante a evitar acidentes domésticos com crianças, sabia?

A seguir, a pediatra e neonatologista Tatiana Cicerelli lista as principais medidas que devem ser tomadas nesse sentido:

Não deixe as crianças sem supervisão

É muito importante sempre supervisionar brincadeiras e atividades realizadas em casa. “As crianças são muito ativas e curiosas e estão sempre em busca do que é novidade”.

“Os acidentes podem acontecer justamente quando elas são deixadas sem supervisão”, explica Tatiana.

Cuidado com os brinquedos

A pediatra orienta ter atenção aos brinquedos que vão ficar à disposição da criança e se eles são seguros para sua idade.

“Brinquedos com peças pequenas são um grande risco nas mãos de crianças menores. Já objetos com pontas podem machucar de forma grave e perfurar regiões sensíveis do corpo e por isso os pais devem ficar atentos”, exemplifica.

Atente-se à segurança da piscina

Para quem tem piscina em casa, é preciso sempre fechar os acessos a esse espaço em específico. Também é recomendável que as piscinas tenham proteção, como grades e tablados.

“Piscina é algo muito atrativo para crianças de todas as idades e absolutamente nada substitui o olhar dos responsáveis”.

“Mesmo com as boias, não se deve deixar a criança sem supervisão de um adulto, justamente para evitar que ocorra uma tragédia”, destaca Tatiana.

Outras dicas

A especialista também traz a seguir algumas dicas finais para evitar acidentes domésticos com crianças:

– Não deixar ao alcance das crianças objetos cortantes, produtos de limpeza ou inflamáveis, fósforos e isqueiros
– Utilizar portões de segurança que limitam o acesso a escadas e ambientes abertos como sacadas
– Manter as crianças afastadas do fogão
– Nunca deixar crianças sozinhas, especialmente próximas a áreas com risco de afogamento
– Produtos químicos, medicamentos ou tóxicos, como produtos de limpeza precisam ficar em armários fechados e com acesso restrito.

Fonte: Alto Astral


+ Crianças