MUSCULAÇÃO E TREINAMENTO FUNCIONAL: CONCORRENTES OU COMPLEMENTARES?

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de março de 2018 às 10:35
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:38
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Atualmente as pessoas estão buscando novas alternativas para se exercitar. Dentre estas, uma das que mais se destacam é o treinamento funcional, uma atividade que pode ser aplicada em qualquer lugar, conquistando todos aqueles que não gostam da rotina das academias. Com isso, muita gente está abandonando as salas de musculação, e daí vem a questão que intitula a coluna de hoje: afinal, musculação e funcional são concorrentes ou complementares?

Antes de responder esta questão, quero deixar bem claro que esta coluna retrata apenas a minha visão e opinião sobre este tema, e desde já, quero te convidar a acessar minhas redes sociais caso queira debater sobre este assunto.

Do ponto de vista comercial, estas atividades são concorrentes, pois disputam o mesmo cliente, e cabe a cada um escolher o que prefere: a variedade de aparelhagem da musculação, ou a liberdade de fazer as aulas em qualquer lugar do treinamento funcional? O ambiente climatizado na musculação, ou treinar ao ar livre ou até mesmo em casa com o treinamento funcional?

Do ponto de vista técnico, as duas atividades são complementares, principalmente para quem deseja obter saúde e qualidade de vida. A musculação proporciona ganhos de força devido as sobrecargas impostas pelos pesos livres e máquinas, enquanto que o treinamento funcional proporciona maior consciência corporal, já que usa movimentos globais, melhorando assim a coordenação, o equilíbrio e a flexibilidade.

Na parte aeróbia, ambas dão sua colaboração, pois um corpo mais fortalecido com a ajuda da musculação faz com que o metabolismo use mais calorias para manter aquele corpo em funcionamento, e o treinamento funcional tem maior gasto calórico devido ao dinamismo da atividade, onde utiliza vários grupamentos musculares simultaneamente. Além disso, quanto mais alta a intensidade do treino, as duas atividades proporcionam maior EPOC, que é o consumo de oxigênio após o exercício, fazendo com que o corpo tenha um efeito agudo de consumir ainda mais calorias durante algumas horas.

Hoje em dia, muitas academias utilizam elementos do treinamento funcional fazendo com que os profissionais montem seus treinos mesclando as duas atividades. Portanto, essa é mais uma prova que não existem exercícios proibidos, mas sim exercícios recomendados para cada caso. Exercício é apenas um meio, e não um fim.

Daí eu pergunto: seria a musculação uma atividade funcional? E a resposta é SIM!! O termo “funcional” neste caso se aplica a tudo que funciona, portanto não só a musculação, mas qualquer atividade que te ajude a atingir um determinado objetivo, esta atividade é funcional. Por exemplo, se você quer ganhar músculos ou perder peso, a musculação ou uma atividade aeróbia será funcional para você.

Da próxima vez que surgir esta dúvida, pense por que não aliar as duas atividades?

E-MAIL: [email protected]
CANAL: www.youtube.com/DeividCostaProf
FAN PAGE: www.facebook.com/deividcostapersonal
INSTAGRAM: www.instagram.com/deividgcosta
TWITTER: www.twitter.com/profdeivid

Até a próxima e vamo treinar!!


+ Esportes